sábado, 13 de agosto de 2022

SOBRE ENTRISTECER E SE ALEGRAR


Hoje é dia dos pais, momento para mais que celebração, reflexão...
Um dia desses acordei triste, um professor amigo, está se despedindo de seu pai velhinho. 
Senti saudades do meu pai, do meu irmão que também era pai e de passar os dedos no cabelo macio de um amor perdido, bem, esse último item não é culpa do dia dos pais. Mas todo mundo sabe que uma tristeza puxa outra, enfim...
Entristecer é legitimo e nos conecta com o humano que somos. Podemos sim, entristecer. Sentir essa angustia turbulenta, chorar um pouquinho na cama, de preferência, que é lugar quente e acolhedor. 
Essa autenticidade te leva a entrar no mais interno de você, conexão única do Eu inferior com o Eu superior. O Eu menina chorava e o Eu crescida acolhia, compreendia, apoiava, acalentava...
Aí a tristeza vai dissolvendo com tamanho auto acolhimento. O Eu superior vai te sugerir abrir toda a casa e deixar o sol entrar. Hoje, o sol está lindo, apesar de um leve ventinho. O Eu superior vai dizer para ir a feira comprar caldo de cana, couve e salsinha e vir rápido para casa, bater tudo como você gosta, beber em frente a TV boa que você tem, na sua casa e vai te mandar olhar em volta e agradecer por todo esse privilégio.
Esse Eu superior vai te sugerir que agradeça a possibilidade de ter tido a companhia desse pai paraibano, desse irmão grandalhão e desse amor vivido. E você vai sorrir e agradecer. Agradecer ao sol, maior potência da Terra, que te aquece e entra por todos os buracos que você deixou abertos enquanto ia a feira e comprava laranja lima.
Você senta em frente ao computador e escreve uma ode ao grande Pai que te possibilitou a grandiosidade da vida. 
Gratidão, sempre. E a tristeza vai indo embora lentamente, avisando que de vez em quando vai voltar, mas que definitivamente não vai morar aqui. É só uma visitante eventual e você vai sorrir, entender e mais uma vez AGRADECER!
Chuva de bênçãos a todos os pais deste planeta e de todos os planetas, chuva de bênção aqueles pais que aqui estão entre nós e também aqueles que já partiram, que estão em nossos corações com suas lembranças benfazejas. 
Chuva de bênçãos para as mulheres que são pais e para todos aqueles que trilham juntos a jornada evolutiva sendo pais e mães do mundo inteiro. Chuva de bênçãos!


2 comentários: