sexta-feira, 23 de março de 2018

A Farmácia na Natureza - A saúde da mulher: reflexões e cuidados naturais

" Virei-me sobre a minha própria existência, e contemplei-a... Minha virtude era esta errância por mares contraditórios, e este abandono para além da felicidade e da beleza." Cecília Meireles
Esse é meu pensamento emprestado de Cecília: ando contemplando a minha existência e trabalhando o enamoramento comigo e com minha história e a história de minha ancestralidade feminina.
"Mulher é bicho esquisito...todo mês sangra..." cantarolo mentalmente na fila dos Correios tentando capturar meus óleos essenciais perdidos. Escrevo aqui mesmo... exaltando minha linhagem feminina. Ser mulher é lindo de Ser e complexo também...
O universo feminil é recheado de nuances,  vou pegar emprestado conceito de yin e yang do jeitão que entendo é que me é característico . 
Esses dois conceitos são extraídos do taoismo, e demonstram a dualidade de TUDO no universo.
Essas duas forças apresentam-se opostas e complementares. O Yin é o princípio feminino, Contração, Noite, Lua, Passividade, Absorção. O Yang é o princípio masculino, Expansão, Sol, Dia, Luz, Ação. Essa abordagem transcende  as questões de gênero e de identidade sexual, homens e mulheres tem em si o feminino e masculino presente em tudo que existe.
Mas hoje as reflexões são para as mulheres e também para os homens que amam as mulheres.
As mulheres tem momentos bem YIN onde se vê o recolhimento, a transmutação e todas as oscilações reflexivas que seguem as mulheres  da menarca a menopausa. O núcleo saído do YIN são o acolhimento, a doação, a entrega... porém quando surge o núcleo adoecido do YIN podemos perceber vitimismo, tristeza, carência, cobrança...
Já  a porção  YANG, no seu núcleo sadio, vai trazer  pró atividade, força, realização  e no seu núcleo adoecido traz agressividade, descontrole da força,  irritabilidade, violência...
A Sabedoria consiste em aproveitar o núcleo sadio e minimizar os impactos quando o núcleo adoecido se manifestar.
Darei um exemplo que pude observar, uma jovem dá um beliscão no bumbum de um belo jovem, ele olha estarrecido e ela diz: - fizeram isso com as mulheres a vida toda... pois é... O rapaz sorri um sorriso indecifrável e vai embora um tanto constrangido... novamente digo...pois é... o núcleo adoecido do Yan da mulher se manifestando...
O que os orientais nos sugerem com o Yin e yang? Que saibamos educar a mente e usar com equilíbrio nossa porção yin e nossa porção yang. Essa é a virtude que almejo em todas as minhas experiências: EQUILÍBRIO! Seria simples se não implicasse em uma história pesada da trajetória da mulher no mundo. Da sacralidade de vários povos ancestrais de base matriarcal ao endemoniamento das culturas patriarcais.
A mulher fez sua trajetória amorosa no mundo atravessando vários momentos históricos e hoje se consagra e se valoriza. Continuemos assim... refletindo e agindo...
A mulher, culturalmente,  não aprendeu a SE amar, o que é compreensível nesse mundo que rejeitou o feminino e o categorizou como impuro, perigoso e lascivo,  afinal, no mito de Adão e Eva, ELA oferece o pecado...
Assim construímos rejeição não consciente as manifestações menstruais e a tudo aquilo que vem da mulher. Já vi rejeição de mulher ao cheiro da vagina, a menstruação, a gestação, ao parto, as mudanças hormonais etc e tal...
Mas o conhecimento e as reflexões são agentes libertadores e quanto mais sei de mim e do meu valor, mais aceito e até agradeço o fato de ter essas nuances feminis. Ser mulher não é um fardo, é  um presente...
continuemos a reflexão...
Quando a mulher sofre qualquer ato abusivo, físico ou emocional,  pelo simples fato de ser mulher, pode haver consequências devastadoras para a auto aceitação do feminino. Aí as ocorrências simples da vida como menstruação podem ser um peso e um desagrado. A própria cultura encara como normal a menstruação ser vista como algo desagradável e incômodo que atrapalha, enquanto que a beleza de tudo no nosso corpo não é visto nem cultuado. Temos inclusive a passagem bíblica da mulher que sangrava, esta era segredada e precisou da amorosidade do Mestre para voltar a viver relações interpessoais.
A pretensa impureza da mulher nos rendeu sofrimentos que atravessaram os tempos.
Enxergar a menstruação como uma bênçãos pelo bom funcionamento do corpo vai libertar muitas mulheres de cólicas e TPM.
E por falar em TPM... atinge cerca de 80% das mulheres, isso é muita coisa, minha gente...
Entender o climatério como o momento da sabedoria e da experiência se aproximando e não como o momento de derrocada da saúde e da beleza. É outra a beleza da mulher no climatério. Eu estou de bem com minha aparência 5.8 que completo em breve.
Já escrevi sobre este tema do universo sagrado feminino em um outro post
http://teresaquintas.blogspot.com.br/2015/11/ervas-medicinais-para-o-sagrado.html?m=1
A hora é esta de se tornar importante para você mesma. Comecemos pelo mais interessante, as questões da mente. Louise Hay sugere um mantra diário para iniciar o processo de auto cuidado. Pois a mente tem que acompanhar o tratamento que a natureza vai oferecer.

Mantra diário:
...Amo meu corpo, meu útero é sagrado,meus seios são belos como são... meu corpo feminino é potência e transito com alegria nesse corpo de mulher...

Agora vamos ao poder da natureza. Recomendo as seguintes ervas que devem sempre estar presentes no universo feminino, o simples fato destas ervas estarem presentes no seu dia a dia já darão conforto e benefícios, tenha em pequenos ou grandes vasos, seu espaço vai determinar. Coloque na tela do computador, do celular, use como temperos, extratos, sal de banho ou culinário,  tudo o que sua imaginação criar.

Camomila - Essa é a diva das flores femininas, seu nome científico original é matricaria que significa útero. É calmante, sedativa, excelente para tratar cólicas menstruais e uterinas. Reforça o sistema imunológico atuando sobre vírus, bactérias e fungos. É expressiva na proteção do cérebro auxiliando no seu bom funcionamento. É cicatrizante, anti-inflamatória e analgésica. Ainda auxilia na proteção do pâncreas e do estômago. Um lindo artigo pode ser lido no link:
http://www.aromaflora.com.br/mulheres-da-camomila-a-libertacao-da-culpa/

Sálvia – Existem vários tipos, muito aromática e poderoso antioxidante. Utilizada em gripes, resfriados e febre. Reza a lenda que a Sálvia cresce bem em casa de mulheres poderosas. O uso do óleo essencial de  sálvia na cosmética ajuda a prevenir e atenuar marcas de expressão, pele linda...
É relaxante, calmante, anti-inflamatória, diminui a fadiga, interessante nas questões digestivas. É indicada para tratar desordens menstruais e aliviar os sintomas da TPM. Ajuda a aliviar cólicas e favorece a purificação do sangue, acalma e tranquiliza a mente, levanta o ânimo e ajuda no mau humor, trazendo alegria e bom ânimo.

Salsinha
Também vai atuar no fortalecimento do sistema imunológico e é anti-inflamatória. Purifica os rins, possui grande capacidade diurética que ajuda a reduzir o inchaço da barriga. Auxilia no processo de digestão protegendo o fígado, protege também o pâncreas e melhora as variações da pressão arterial . É rica em antioxidantes ajudando a retardar o envelhecimento das células. Tem poder anti-inflamatório e garante um organismo mais desintoxicado

Amora
Os orientais afirmam ser um grande remédio natural, é vista como um purificador do sangue e elixir de juventude. Melhora a pressão sanguínea. É um poderoso antioxidante fortalecendo o sistema imunológico. Favorece  a regeneração de tecido ósseo. É rica em vitaminas que aceleram o metabolismo e é excelente para a pele.  Todas as amoreiras são medicinais, usadas para cuidar de questões estomacais, renais, hormonais, respiratórias etc e tal. Apresenta um bom efeito na menopausa e, diz-se até, que funciona como uma reposição hormonal.

Alecrim
É um grande tônico, revitaliza, dá energia, muito bom para o cansaço mental, dá um UP a mulher no seu dia-a-dia. Além de ser bom para queda de cabelo, é bom para a memória, é tudo de bom.

Erva Cidreira
Diferente do Alecrim, essa é para relaxar, muito boa para a TPM e alivia a cólica menstrual. Acalma a mente e favorece a harmonia do corpo.

Erva doce
Relaxante como a erva cidreira, favorece  o sistema hormonal feminino, auxilia a trabalhar questões de rejeição e traz harmonia e tranquilidade.

Anis estrelado
Também calmante,  sedativo e ótimo para cólicas, relaxa a contração física,  é doce e generoso pois tem o poder de trazer mais força emocional para as pessoas muito sensíveis. Ainda apresenta ação analgésica, anti-inflamatória e calmante. É muito interessante estar em nossa vida.

Hibisco
Antioxidante e anti-inflamatório. Além  desses Benefícios o Hibisco  inclui o alívio de cólicas e dores menstruais. Ele ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal, bem como,  reduz outros sintomas da menstruação, como alterações de humor, depressão e excessos.

Hortelã
Essa é cantada em verso e prosa. Tem variados tipos e todas são potentes e gentis. Além de ser deliciosa e perfumada é muito eficaz nas questões respiratórias, é anti-inflamatória,  potente para o trato urinário. Excelente para a digestão, e pode ser usada para auxiliar em episódios de gripes e resfriados, Muito utilizada para a saúde bucal. Alem de ser muito favorável para a saúde doo cérebro, melhorando a memória.

Fortuna
Essa preciosa também é chamada Folha Santa. É considerada um antibiótico natural, analgésica e cicatrizante da mucosa estomacal. É relaxante muscular, eficaz para o alivio da cólica menstrual, trabalho de parto e infecções ginecológicas. Possui uma forte ação bactericida.Ainda contribui para a melhora do sono, é calmante e auxilia as vias respiratórias.

Pois bem... são algumas sugestões de reflexões e cuidados com a mente e o corpo.
Outros posts virão aprofundando assuntos do Universo feminino.
Chuva de bênçãos de alegria, contentamento e aceitação profunda e sincera. Encerro com um dito popular: "A base da casa é a barra da saia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário