segunda-feira, 22 de abril de 2019

As questões do luto


Já escrevi sobre luto, algumas considerações, fases e outras divagações.
http://teresaquintas.blogspot.com/2017/02/com-buda-aprendemos-em-nossas-vidas.html?m=1
Hoje, tenho outros devaneios melancólicos... A avó de uma amiga importante retorna a pátria espiritual... todos os dias temos idas e vindas... algumas nos tocam pela proximidade... essa me tocou e de alguma forma trouxe meus lutos... que não são poucos... nem muitos também... apenas o necessário para meu posicionamento no mundo.
O que fazer com o que sentimos? São muitos os sentimentos e emoções. A sensação de solidão profunda sempre visita quem "perde" alguém. Tenho uma visão espiritualista da vida e perda para mim é apenas afastamento temporário, porém, isto funciona muito bem quando a razão está em condições de suplantar a emoção... e não é isso que ocorre durante o luto... a compreensão exata só ocorre na fase derradeira da aceitação... consideramos inclusive que alguns nem chegam nela, pois é refinamento emocional. Então , estão todos autorizados a chorar e sentir falta, e medo, e tristeza, e falta de chão... permitam-se sentir, pois mascarar sentimentos pode afastar a aceitação plena, que só se adquire com o fantástico companheiro TEMPO.
Respeitemos o nosso tempo para que não precisemos usar muletas emocionais que vão sair caro com o passar das horas do relógio, os dias do calendário.
Usemos de franqueza conosco sentindo o que for sentido com acolhimento e auto amor. Tudo passa e com certeza amanhã o tipo de dor aguda se transformará na saudade das boas lembranças e na compreensão das angústias das relações. Afinal cada um de nós dá o que tem e recebe de acordo com o que oferece ao mundo.
Chuva de bênçãos para todos os seres da humanidade que de um forma ou de outra viveram, vivem ou viverão suas dores, que todos recebam amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário