sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Professor faz história

“A Educação tem caráter permanente.
Não há seres educados e não educados.
 Estamos todos nos educando.” Paulo Freire! 


Profissão especial esse tal de magistério, afinal figura no universo desde tempos imemoriais. É possibilidades de troca crítica e criativa. É profissão filosófica, terapêutica, transcendental. Estive transitando neste universo diariamente por mais de 30 anos e esse fervor permanece em mim através da minha existência.
O professorado traz o gérmen da inquietude, da insatisfação, principalmente pelo descaso que vê com a educação, mas não é uma insatisfação paralisante, é ativa, estruturante e estruturadora.
Entendemos que educação é um direito legitimo de todos e todas e que necessita ser mais bem cuidada pelos poderes públicos e privados, pois é indicadora de sustentação cultural. Bons pensamentos e boas ações tem como base uma boa educação, inclusive a escolar. 
O magistério representa a esperança no porvir, desafiando as dificuldades inerentes a sua rotina. Onde quer que estejamos colhemos sementes que podem ser plantadas nas aulas, e tudo bem se não frutificarem de imediato. Existem frutos não visíveis, que só o tempo vai fazer amadurecer, por vezes, muito tempo.
Temos a  certeza de que a permanência de cada ser nesta honrosa profissão garante a manutenção e perpetuação do saber e das múltiplas relações que se estabelecem. Relações cada vez menos centradas no poder e mais centradas no acolhimento e na amorosidade.
Essa amorosidade do professor se estende a toda humanidade, é próprio da profissão amar os seres da criação e estar grato por mais um dia de alegria com os sucessos, e de resignação ativa com as incompreensões. Professor faz história com a alma!
O professor é um intelectual modesto, sempre recorrendo a Sócrates na certeza de que nada sabe, que seu saber está sempre em construção. E vai se construindo em espiral ascendente.
Certos de que a construção da nova sociedade é obra do coletivo, o professorado fica na luta simbólica e na fé ativa. Agradecido pela existência dos alunos, seres queridos fundamentais para sua existência e  permanência, professores caminham juntos com seus alunos, essa é sua força trazendo a semente do porvir.
Paulo Freire afirma ainda que quem não sabe amar os seres inacabados não pode educar. Os professores sabem-se seres inacabados e o tempo todo estão buscando agregar valores e conhecimentos.
Gratidão eterna aos professores que passaram pela minha vida e que auxiliaram na minha trajetória, que me fortaleceram para construir quem sou. E, é claro, a todos os alunos que passaram pela minha vida e que me tornaram uma pessoa melhor, gratidão eterna!
Bênçãos para estes agentes de mudança, artífices do novo e propagadores da fé e da esperança. Parabéns para todos e todas nós, ontem, hoje e através dos tempos. 

2 comentários:

  1. Bacana sua trajetória e dedicação!
    Parabéns! Felicidades por esse dia 15/10 Dia dos nossos eternos Mestres! Abç fraterno e carinhoso.

    ResponderExcluir
  2. Linda trajetória, querida!
    Parabéns!

    ResponderExcluir