sexta-feira, 31 de maio de 2013

A MASSAGEM BIODINÂMICA NA TERAPIA HOLÍSTICA


Venho hoje falar mais um pouco sobre minha atuação enquanto Terapeuta Holística.  Este modelo terapêutico apresenta-se considerando o individuo em sua totalidade.
HOLISMO é palavra que vem do grego “holos” que significa inteiro ou todo. É regido pelo pensamento de que uma unidade inteira não pode ser explicada apenas pela soma dos seus componentes. Simples assim!
O todo determina como se comportam as partes. Princípio bastante coerente do meu ponto de vista. Esta coerência é o que busco em minha atuação, sem deixar de lado a contradição própria do humano.Pois, afinal, somos duais em pleno exercício deste poder.
Na Terapia Holística a busca é exatamente por este ser integral, pleno, acolhedor consigo mesmo e com os demais na medida de suas possibilidades.
O Livro “Você Sabe se Desintoxicar?” de uma equipe que se autodenomina “Dr Soleil” é um pequeno livro que recomendo a todos. Nestes momentos em que se fala tanto em DETOX, esta leitura é um guia interessante, excetuando o último capítulo em que sugere uma prática que tenho minhas reservas. “Mas, como afirma o potente Leonardo Bof em seu livro a ‘Aguia e a galinha” – que também recomendo enfaticamente – “Todo ponto de vista é a vista de um ponto”, então, leia e reflita!
Acabo aqui de indicar dois grandes livros, anotem em sua lista de livros a adquirir. Mas, voltemos ao assunto em pauta.
No livro do Dr. Soleil, que conheci no Terrapia, existe a indicação da massagem biodinâmica como meio de promover a desintoxicação. Como está descrito no livro: “Massagens melhoram a circulação de energia no organismo e facilitam o relaxamento.” A massagem biodinâmica é a que é utilizada no processo terapêutico com meus clientes.
A Psicologia Biodinâmica aparece no cenário na década de 1960 - década do meu nascimento (oba!) - em Londres, pelas mãos de Gerda Boyesen, uma psicóloga e fisioterapeuta bastante incomum e aparece no meu cenário pessoal me seduzindo pelo vanguardismo desta norueguesa, me levando a fazer o curso de formação no Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica – IBPB. Conheça acessando o link: http://www.ibpb.com.br/.
Desta forma, a Massagem biodinâmica entra de vez em minha vida e divido este saber com meus clientes que me oferecem retornos fantásticos.
Na Massagem Biodinâmica se compreende o contato físico como forma de comunicação não verbal, terapeuta e cliente em integração em uma dinâmica de intenção focada e sensível. Variadas técnicas de massagem são utilizadas, é a dança da comunicação que determina a técnica, dentre elas a massagem psicoperistáltica, que utiliza um estetoscópio colocado sobre o ventre do cliente que funciona como guia.
A massagem visa promover uma consciência corporal que desperta e libera bloqueios que são fatores determinantes para a criação de instabilidades físicas e mentais. Passamos anos de nossas vidas nos maltratando e sofrendo as consequências destes maus tratos.
Integrar corpo, mente e espírito é uma função basilar da massagem biodinâmica, que muitas vezes atua em toques sutis e tão delicados que alcançam níveis bem profundos.
É uma experiência interessante e prazerosa. Conheça a Terapia Holística e se beneficie com sua potência.
Bênçãos para todos e todas que estão disponíveis para reaprender a ver o mundo como sugere o nosso querido pensador Merleau-Ponty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário