domingo, 28 de julho de 2013

FALANDO E SILENCIANDO


“O artista começa sua obra com o silêncio de uma tela em branco. O compositor usa os espaços silenciosos entre as notas para criar sua música. Da mesma forma, entre os nossos pensamentos, e além deles, existe silêncio. Como um catalizador do poder criativo pessoal, o silêncio é capaz de abrir nosso espaço interior para o insight, a intuição e a inspiração”.
Inicio este bate-papo com uma das inúmeras e pertinentes mensagens da Brahma Kumaris. Minhas reflexões deste período circulam entre meu excesso de palavras. Todos somos estimulados a falar, desde terá idade. Rubens Alves tem um excelente texto no link abaixo, chama-se ESCUTATÓRIA.  http://www.rubemalves.com.br/10mais_03.php
Eu entendi que era para me comunicar com o mundo e desatrelei a falar. O ponto positivo é que isto favoreceu grandemente minha carreira como professora e palestrante. Porém, muitas vezes em situações várias, ganharia muito se calasse mais. Se soltasse o verbo apenas quando efetivamente é necessário. Tenho me trabalhado, agora, no silêncio e como é difícil! Fiz um retiro meditativo em que fiquei 3 dias sem falar. No primeiro dia, senti-me mal, tive enjoo e mal estar, depois fui lidando comigo e descobri um mundo de conversa interior e isto foi um divisor de águas na minha vida. Tornei-me mais introspectiva, bem longe ainda da meta final, porém um passo de cada vez é minha palavra de ordem. Silenciar os barulhos internos e tão difícil quando silenciar a palavra e o barulho externo. Na chapada dos Veadeiros pude experimentar a energia do silêncio no meio de muitas pessoas, eu integrada com a natureza, caminhando...
Foco na meta e força nas decisões. Fecho, por enquanto, com mais um lembrete da BK:
"Silêncio é a semente de todos os poderes. Quando estamos livres de pensamentos negativos e inúteis nossa mente fica em silêncio e entra em contato com as qualidades puras inerentes na alma. No silêncio nos aproximamos de Deus e somos capazes de ouvi-lo. No silêncio ficamos em harmonia conosco, com os outros e com a matéria. O poder do silêncio facilita decisões precisas e nos ajuda a ultrapassar todos os problemas facilmente." www.bkumaris.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário