terça-feira, 21 de abril de 2015

A SIMPLES OUSADIA PRAZEROSA DE ESCREVER

Era um tempo vago. De um compromisso ao outro. Um chazinho numa cafeteria e uma oportunidade para escrever. Olho o teclado do celular, pois sou dessas que usa o smartphone pra tudo. Respiro e fico rindo sozinha, escrever sobre o que exatamente? 
Aí  percebi que escrever não é  decidir, é  aceitar. A inspiração vem e se não tiver caneta vai batom, mas a escrita brota, as palavras saem aos borbotões. As ideias fluem, a produção acontece. Já escrevi em pé no ônibus.
Escrever é um ato de ligação consigo mesmo de um território profundo. A escrita acadêmica vem de outro lugar mais para cima, vem do cognitivo, do racional. Essa quanto mais desprovida de interferência emocional mais é apreciada pelos acadêmicos de plantão. Nessa eu estive íntima pelo menos por três décadas.
Essa outra escrita a que me refiro, inspira os trovadores e poetas e aqueles que simplesmente gostam de escrever como meu primo Nelson que escreve sofregamente folhas e folhas de cadernos. Sugiro que crie um blog que também favorecerá um ou outro que viaja na sua viagem como acontece comigo.  Tenho leitores que me cobram produção, o que é simpático e não deixa de ser engraçado.
Essa escrita que move Nelson e que me move, essa vem de dentro, essa é para quem escreve o que transborda e deve publicar se assim o desejar. Durante muito tempo escrevi só para mim, continuo fazendo isto quando é algo extremamente particular e não quero socializar. Tenho inúmeros textos íntimos e pessoais. Penso que isto seja, inclusive, terapêutico. Já percebi armadilhas minhas quando desabafava para mim mesma.
Colocar suas emoções para fora e abrir o coração para o mundo faz um bem enorme a alma. Experimente essa delicia. Alguns me dizem que não conseguem escrever. Sugiro que deixe vir. Quando aparece no papel ou na tela, você vai se surpreender e encantar. Não seja exigente demais consigo mesmo. Por vezes releio textos e penso: Xi, faltou revisão, mas tudo bem, ando exercitando pouca cobrança sobre mim mesma.
Comece escrevendo as tarefas do dia e suas impressões sobre as tarefas. Escreva afirmações positivas sobre o que vai fazer no dia, a grande dama Louise Hay dá excelentes dicas. Deixe fluir. Bebel Gilberto, linda, canta uma música que gosto muito que diz "sem contenção de emoção".
Obedeço Bebel, sou intensa e transbordo com frequência. Me amar é tarefa para corajosos. Mas sou muito amorosa e escrevo amorosamente mesmo quando estou raivosa. Mesmo quando não tenho assunto e sobra tempo como agora. 
Bem, o tempo acabou, senão me atraso para o compromisso, o que vai ser cômico, não foi o trânsito, foi a escrita e seu chamamento a responsável pelo meu atraso. 

Chuva de bênçãos para todos e todas que ousadamente escrevem, para aqueles que não escrevem nada, minhas bênçãos amorosas também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário