quarta-feira, 9 de março de 2016

DESAFIOS SÃO CONQUISTAS – “MESMO NAS DERROTAS.”

Não podemos pensar que as coisas sempre vão ser como gostaríamos que fossem. Que o comportamento dos outros irá combinar com os nossos sentimentos, atitudes e valores; que eles serão sempre suaves conosco.  Tanto a chuva como o sol são necessários para formar um arco-íris. São os desafios que criam os campeões." 
BK Suredran, Self-esteem and human relationships, World Renewal,December,2003 http://www.brahmakumaris.org
Ultimamente a Brahma Kumaris anda atingindo sua flecha certeira em meu coração. Haja coração! Essa mensagem que li hoje, me deu motivo para escrever. Desafio!!!!!! Esse é o assunto em pauta.
Deparamo-nos diariamente com múltiplos desafios. Viver neste lindo planeta azul já é por si só um desafio. Estar nesta veste carnal limitada é um grande desafio. Pois não somos pássaros mas gostamos de voar e para isso precisamos de um imenso aparato feito de inúmeras engrenagens que não conseguem atingir a altura do nosso desejo. 
E nesse cultivo do DESEJO de voar enfrentamos as limitações dos voos psíquicos. Seres desejosos que somos.
Aí entra a BK toda saltitante nos lembrando que as coisas não são conforme nosso desejo. Ora bolas! Como assim? 
Seres controladores planejamos e sonhamos, esquecidos que a realidade é simplesmente como se manifesta. E posso voar muito alto se compreender que existem limites que preciso aceitar. Afinal vivemos com os outros num conviver que nos obriga a estabelecer limites territoriais emocionais além dos físicos. 
Aceitar a realidade como esta se impõe é a maior chave de entrada para as modificações. A resistência e a necessidade de controle só nos engessam, e gesso pesa,  fazendo com que nossas asas fiquem pesadas demais para voar. E o corpo sofre e a mente sofre, é um sofrimento só. Oh dó! 
Se chove reclamamos da chuva se o sol escalda reclamamos também. Se perdemos algo esquecemos que as derrotas são também conquistas e estas das mais difíceis, pois testam nosso poder de resiliência. 
É dito no fragmento em destaque que tanto a chuva como o sol são necessários para formar um arco-íris, fica a questão: quero formar arco íris? ?????? Tenho paciência e boa vontade para tal? Nesse imediatismo desenfreado estou pronta para lidar com os desafios de forma construtiva? Nem sempre! Digo por mim.
Em vários momentos me pego infantil fazendo “beicinho” querendo "a metade" maior para mim. Querendo desafio nenhum, só pipoca e comidas recreativas.
O maior desafio é aceitar os desafios com a força de adulto, compreendendo que são inevitáveis mesmo nem sempre sendo desejados. 
Desafios? Recebo-os, na maior parte das vezes de nariz torto. E o corpo sofre.  As doenças da "não aceitação" surgem e deparo-me com a absurda necessidade de aceitar para não sucumbir. 
Bom quando conseguimos e saímos vencedores das batalhas que travamos contra nós mesmos. Contra nossa falta de confiança de que o Universo sempre conspira a nosso favor mesmo quando não parece. Distraídos da nossa procedência e DNA divinos.
Fechando magistralmente o fragmento, lemos que os desafios formam os campeões, nossa (des) educação tradicional não vê desafio como algo positivo, sempre envolve um ar de competição, quando na verdade a "luta" é sempre conosco, trabalhando nossos limites e limitações. 
Certa feita, uma aluna comemorava a nota 6 que havia tirado em uma matéria e alguns colegas faziam uma certa "brincadeira", que hoje se chama bullying.
Afinal 6 é uma nota muito aquém do 10 desejado. Ela firme e segura retruca dando pouca importância aos gracejos: 
- Eu que sei como foi duro tirar essa nota, a última foi 2, mais que dobrei.
Ela sai radiante com o troféu na mão encostado ao peito. Eu silencio no meu papel de plateia e por pouco não aplaudo como se aplaudem os grandes vencedores. Principalmente aqueles que vencem a si mesmos na Batalha mais difícil que podemos entrar.
Ilustro com flores da rua que vencem desafios diários e se oferecem belas e generosas para alegrar nossas vidas, que possamos agradecer e aprender com elas!
Chuva de bênçãos para todos aqueles e aquelas que tem vivido a vida vivida plena e linda, repleta de Desafios.


Um comentário:

  1. Lindo é reconfortante esse texto!!! Encaminharei a uma grande amiga que, creio, esteja precisando muito!!! Beijos

    ResponderExcluir