quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A Farmácia na Natureza - Limão nosso de cada dia

Hoje é dia dele, meu parceiro de todo dia, meu combustível diário: Senhor Limão.
Está frio? Limão no chá,  está quente? limão no suco,  para os dias temperados coloque Limão na água, tempera salada,  raspinha na farofa e por aí vai... um limão espremido em um litro d'água vai trazer inúmeros benefícios de vigor e energia para o seu dia a dia.
Se eu vou sair e pretendo não voltar: limão na bolsa,  pois meu limãozinho na água em jejum é sagrado. Todos os dias a vida só começa depois do limão com água. Mas vamos agora ver o por que de todo esse apego.
Muito se fala da acidez do limão, vou explicar do jeito que entendo. O limão é ácido quando se engole, percebemos esse sabor característico,  porém  quando é absorvido pelo organismo pelos minerais que ele apresenta, se torna alcalino. Não atuando como agente ácido que trará desconforto. Salvo, é claro, em pessoas que apresentem intolerância, o que é raro, porém já vi pessoas alérgicas ao sol, nosso astro rei pleno de benefícios, então... considere a individualidade bioquímica, cada um é um...
Vale um comentário acerca de Acidez e alcalinidade. Quanto mais alcalino estiver o seu corpo mais saúde, longevidade e energia.  Farei um post sobre essa interessante base teórica. Mas hoje quero falar do LIMÃO especificamente.
Existem muitas espécies, a mais utilizada é o limão Taiti, firme e sem semente, mas o meu preferido é o limão galego, mais difícil de encontrar, ando nas feiras orgânicas atrás desse amigo. O outro que é o primo rico é o limão siciliano, para a água aromatizada é o que prefiro.
A fama maior do limão se deve a vitamina C porém Daniel Forja, meu outro professor de ervas medicinais diz que não é a vitamina C o forte do limão, ele diz que kiwi e brócolis tem mais que o dobro de vitamina C. Acredito!
Nosso limão apresenta outras propriedades mais interessantes, são tantas...  é desintoxicante, possui fibras , potássio, magnésio entre outros poderes.
Um dos sucos queridinhos é esse da foto que ilustra o post:  maçã, pera, couve, hortelã e limão. Delícia refrescante e nutritiva.
O uso do limão diariamente vai atuar aumentando o sistema imunológico, é antiinflamatório,  melhora a digestão, inclusive a gastrite tem redução com o uso diário do limão.  Melhora o hálito, nada como uma boca fresca, e até a pele recebe um reforço extra na beleza e conservação do viço. Reza a lenda que auxilia no controle da gula, interessante conferir...
Só não combina nunca com açúcar, não são compatíveis esses dois, sinta o prazer desse sabor da natureza...
A flor do limão faz um Floral maravilhoso que atenua mágoas, tristezas e amargura,  desintoxicando a alma de estados emocionais negativos. 
A aromaterapia traz as pesquisas que nos informam, que o óleo essencial de Limão Siciliano maduro, segundo a Lazlo é:
"Antivirótico, anti-bacteriano, em infecções e resfriados. Usado em casos de obesidade, retenção hídrica, celulite e estrias. Também em acne, anemia, intoxicações, gastrite e problemas hepáticos (descongestionante). Excelente em shampoos para o tratamento de seborréia, caspa e queda de cabelo. Colesterol alto e arteriosclerose." Uso gotinhas no shampoo além de outros usos. Sou fã!
Abrir o coração para o Reino Vegetal em todo seu esplendor vai te garantir a possibilidade de cuidar da sua própria saúde e ser protagonista real de sua evolução plena. Cuidando de nós mesmos, cuidamos também dos outros e por extensão cuidamos do planeta. Chuva de bênçãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário