quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A Farmácia na natureza - uma Introdução conceitual


“O oleiro faz um vaso, manipulando a argila, mas é o oco que lhe dá utilidade. Casas são massas com paredes, portas, mas somente o vácuo entre as paredes é que lhes dá utilidade. Assim são as coisas físicas. O que se vê parece ser o principal, mas o seu valor está no imaterial. “ Lao Tse

Vou iniciar uma série de posts sobre "Auto Cuidado". A natureza nos oferece uma enormidade de recursos advindos da terra, a nossa grande farmácia universal, substituída, hoje, sem critério, pelas farmácias modernas cheias de seus sedutores recursos artificiais.
É claro que a ciência nos contempla com o resultado de suas pesquisas que muito são úteis e necessárias. O equívoco é atribuir total responsabilidade pela nossa saúde aos ditames da pesquisa científica,  esquecidos ficamos da sabedoria popular que curou através dos séculos com as plantinhas do quintal.
Está com a digestão ruim? Sumo de  boldo com hortelã dá uma força e de quebra traz clorofila da melhor qualidade.
Está estressado, nervoso, com insônia? Aquele chazinho de erva doce com camomila traz calma e tranquilidade. De quebra traz sutileza e leveza. O que vem da natureza cuida do corpo e da alma.
Acordou resfriado? inalação com folhas de eucalipto e chá quentinho de capim limão.
E por aí vai...
Mas... O bom senso é o núcleo sadio da consciência individual. Não dá pra cuidar de fratura exposta apenas com Florais e Tinturas. As ervas serão sim de grande importância para minimizar os impactos que o antibiótico vai trazer. Uma boa alimentação será complemento, e vamos de inhame, couve, cúrcuma, etc e tal. Comida de verdade, sem alimentos industrializados para o corpo se reconstituir e regenerar.
Vou falar de Ervas medicinais, Florais e Óleos essenciais, bem como alimentação consciente. Alguns esclarecimentos serão necessários, a teoria básica ajuda a entender e fazer penetrar no nosso psiquismo a necessidade de auto cuidado. Vou explicar em linhas gerais cada um dos recursos que utilizo.

ALGUMAS CONCEITUAÇÕES SÃO  FUNDAMENTAIS e vão contribuir para o discernimento e utilização adequada dos recursos disponíveis na Farmácia na Natureza:

FITOTERAPIA OU UTILIZAÇÃO DE ERVAS.
É o tratamento das doenças do corpo físico  por meio das plantas. Tem como base os princípios ativos da planta, substâncias químicas que exercem efeito farmacológico direto. Os princípios ativos podem estar presentes em todo o vegetal ou em alguma de suas partes, como as flores, folhas, frutos, caule, raízes ou sementes. Saber qual parte da planta a ser utilizada é fundamental. Pode-se empregar a planta (extrair o princípio ativo) em emplastros, chás, tinturas, pós e extratos secos encapsulados.
O termo “fito” vem do grego antigo “phyton”, que significa “vegetal”. Fitoterapia é a ”terapia através das plantas”. Existem plantas já experimentadas e comprovadas cientificamente. Mas o uso das plantas medicinais vai além do que a ciência já pode comprovar. Então usamos os termos "Utilização das ervas" que torna mais abrangente o que se pretende realizar. Tenho sempre a mão tinturas calmantes e digestivas, são muito interessantes no nosso cotidiano.
A utilização terapêutica das ervas vai apresentar dois desdobramentos mais específicos que vão além da atuação no corpo físico:

1. FLORAL ou Essência Floral
São extratos líquidos alcoólicos em sua maioria, sutis, delicados, usados para tratar questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma no desabrochar do Eu superior e da saúde do corpo-mente. As essências florais são preparadas a partir das flores em sua maioria. Se possível coletadas no auge da florada da planta, nas primeiras horas da manhã, dessa forma a flor ainda está cheia de orvalho. Mas a realidade dita a melhor hora: a hora possível. 
As essências florais nunca são tóxicas, pois têm natureza vibracional, não têm matéria física suficiente para exercer efeito direto sobre o corpo de acordo com as pesquisas científicas. Busca, portanto,  tratar doenças emocionais e não físicas. Certamente, atuando no plano vibracional a doença vai ser trabalhada neste processo de cura. Parte do biocampo sutil para a energia mais densa do corpo. Cuida primeiramente do que está causando a doença no corpo físico depois atua aliviando a moléstia em si.
A terapia floral é indicada pela organização mundial de saúde desde 1983 e tem Dr Bach como seu idealizador, afirmava este: "Quero fazer isto tão simples quanto possível: Tenho fome, vou sair e pegar um pé de alface da minha horta, tenho medo e estou doente, vou tomar uma dose de Mimulus." Pois é Dr Bach, simples assim...
Os Florais são nossos parceiros e cuidadores do dia a dia. Organizei um Bouquet Floral: "SOS Harmonização Interior", apresentarei aqui em mais um post dessa série "A Farmácia na Natureza "

2. AROMATERAPIA
É o tratamento realizado por meio de óleos essenciais – substâncias químicas de baixo peso molecular, voláteis, porém extremamente eficazes.  Os óleos essenciais podem ser extraídos de diversas partes das plantas: folhas, rizomas, caules, flores, cascas. Os óleos essenciais são utilizados no cuidado das doenças do corpo e também nas questões pertinentes à área psíquica/emocional. Sou fã absoluta do poder dos óleos essenciais. Lavanda e Melaleuca nunca estão distantes de minhas mãos em casa e no consultório.

 Para ampliar os horizontes de auto cuidado entramos em um tópico especial:

ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE
No dicionário virtual alimento é o "abastecimento renovado do conjunto das substâncias necessárias à conservação da vida". Então, alimento é para renovar as energias e nos abastecer.
Reza a lenda que Hipócrates fez duas afirmação bem pertinentes: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio" a outra seria "O corpo cura por si mesmo." Acredito piamente que existe uma sabedoria ancestral dentro de nós que sabe exatamente o que fazer para viver mais e melhor. Sabemos o que nos faz bem e o que nos faz mal. Portanto, estar com olhar atento às respostas do corpo vão ajudar a ter uma melhor qualidade de vida. Existem inúmeras formas de se alimentar, a melhor para cada um é aquela que o corpo vai responder melhor, sem excessos nem desequilíbrios. Seja onívora, vegetariana, vegana, crudívora, alimentação viva, macrobiótica, low carb, etc e tal.

FINALIZANDO... em linhas gerais apresento uma   singela introdução do que vai nortear os posts da "Farmácia na Natureza". Cada um desses tópicos será alvo de maior esclarecimento, dentro da linha de raciocínio que elegi como Terapeura  Holística que acredita na socialização do saber.

Chuva de bênçãos para todos aqueles que desejam cuidar de si e do próximo com os recursos que Gaia oferece amorosamente. Abençoo também aqueles que acreditam apenas no que está na farmácia da esquina, afinal todos tem direito de agir e pensar do jeito que acreditam e sabemos nós que estamos buscando viver mais e melhor do nosso jeito possível. Chuva de bênçãos neste lindo dia. 

4 comentários: