domingo, 26 de janeiro de 2014

LEITES VEGETAIS: AVEIA NOSSA DE CADA DIA

Este é um dos meus queridinhos; “comida de passarinho”. Compro em lojas de produtos agropecuários, aquela aveia que pode vir com ou sem casca. Costumeiramente compro aquela sem casca, pois uso também em um preparo precioso: “aveioto” -  risoto de aveia, um dos meus pratos mais cotados. Aquela com casca também é usada, mas apenas nos preparos onde você vai coar, para o Leite tanto faz ser com ou sem casca. É bom observar apenas se está clara, íntegra e com um bom prazo de validade. Observar este prazo é condição essencial, quanto mais fresco, qualquer tipo de alimento, melhor.
É sempre bom catar as sementes, verificando assim se não tem nenhum objeto estranho, e lavar muito bem, usando a orientação do TERRAPIA digo: “lavar cinco vezes”, ok? Bem lavada é sempre muito melhor.
Vamos lá, Leite de aveia, nutritivo, delicioso, pleno de fibras, bom para a pele, o intestino se felicita. Na foto apresento minhas duas versões prediletas. Abacate e banana combinam entre si, para o meu paladar, e tudo combina muito com aveia.
Depois de lavar bem, deixar de molho entre 12 e 24 horas, lavando bem no momento da utilização. Depois bata com água no liquidificador e passe pelo coador de voal ou em um tecido bem limpo e fino. 
As medidas básicas são um copo de aveia para três de água. Quando faço apenas para mim, uso um bom punhado da minha mão bem cheia para um copo de água. Terá um copo de leite da melhor qualidade para o preparo que você desejar. As duas versões da foto são:
As duas versões da foto são:
  1. 1.  Abacate com baunilha salpicado com nozes, esta é a nós pecã para dar um ar crocante, eu bato as nozes em um pilão e coloco no final.
  2. 2.    Abacate, banana, chia e canela.

Estas versões foram adoçadas com geleia de figo, fácil fácil de fazer: deixo uns 10 figos secos de molho em água e ficam pelo menos 6 horas. Retiro a água e bato no processador, fica uma beleza para adoçar minhas receitas ou mesmo para consumir como geleia simplesmente. Já fiz para festinha e adesão foi total. Estas geleias naturais podem ser feitas também com damasco, ameixa, banana passa ou qualquer outra fruta seca. Um mix também fica bem. Experimente, libere-se e crie.
Façam estas delícias e vamos abrir o coração para as novidades saborosas e nutritivas que surgem em nosso caminho.
Bênção para todos e todas que estão juntos na vida mais saudável e bênçãos também  para todos aqueles que estarão em outro momento nesta bela viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário