quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

SUCOTERAPIA DE JANEIRO


Janeiro é um mês de celebração. Férias e ânimo renovado para o ano que chega. Dias ensolarados! Reclamamos do calor, mas o sol nos alegra e felicita, oferecendo a vitamina D que tanto necessitamos. É só se proteger e agradecer a bênção do astro-rei.

Esta semana cai na minha mão a revista “Viva saúde” com a matéria de capa “Turbine a saúde com sucoterapia”, pronto, aderi! Já sou a favor das terapias. Nada como uma boa terapia vinda da natureza.

Janeiro é tempo de abacaxi, carambola, coco em abundância, figo, fruta-do-conde, maracujá, melancia e ainda temos os resquícios da temporada de réveillon com pêssegos, mangas e ameixas. Uma delicia colorida que faz a festa dos nossos sentidos. Aproveitemos para nos refrescar e desintoxicar.

Proponho colocar ervas, especiarias e sementes nos sucos. Abacaxi com hortelã é super, cantada em verso e prosa, experimente com cardamomo ou gengibre.  Lembrando que a FRUTA é a estrela, tudo o que entrar depois vem em pequena quantidade.

Hoje farei uma ode ao gengibre e ao cardamomo.

O gengibre é nativo da Ásia. É uma raiz tuberosa muito utilizada na culinária e também na medicina, assim como o cardamomo, ambos da mesma família. O gengibre é extremamente desintoxicante e ainda melhora o sistema digestivo, respiratório e circulatório, resumindo: tudo de bom. A quem diga que como é um alimento termogênico é capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal, dizem isso, ajuda a emagrecer. Um ganho a parte, sempre bom!

O cardamomo é um tempero que nos países árabes vai até no café e no chá. O sabor é intenso e reza a lenda que os egípcios usavam para deixar o hálito fresco e os dentes limpos. O sabor é intenso como o gengibre. Bom para o estomago e ajuda o intestino a funcionar bem. É, portanto, também poderoso! Na pesquisa encontrei até quem diga que ele é bom para gripes e resfriados. Ok, ok, mas acima de tudo eu gostei do sabor, é interessante. Uso bastante.

Na foto vemos algumas das minhas experiências:

1.     Manga com gengibre e chia hidratada

2.    Abacaxi com cardamomo.

3.    Pêssego, damasco hidratado e uma pitada de nós moscada.

4.    Melancia com gengibre. Tem gente que acrescenta maracujá. Vou experimentar!

Pois bem, umas sugestões para alegrar o fim de janeiro e deixar-nos fortes e resistentes para o início das aulas que se aproximam.

Bênçãos para todos e todas bebedores de suco que entenderam a proposta da SUCOTERAPIA. Dias de paz!

Um comentário: