domingo, 13 de abril de 2014

LEITES VEGETAIS: QUINOA

É quinoa pra lá, é quinoa pra cá, esse grãozinho delicado é um super parceiro da vitalidade e da saúde.
É rico em fibras, proteínas e gordura do bem. É falado por aí que é bom para a saúde da mulher, mas os homens ganham também com seus benefícios, visto que auxilia na regulação do intestino,  aumenta a disposição, principalmente quando germinada, tem o poder de retardar o envelhecimento, além de controlar os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue.
É muita coisa para uma semente tão pequena. Isto é o que dizem por aí, era inclusive considerado um grão sagrado pelos incas e utilizado até pelos astronautas.
Eu consumo porque é uma delícia e na germinação eu trago para meu corpo e minha mente a energia que preciso e desejo para mim. Sou da política de se tratar muito bem!
Do jeito bom que eu gosto ela é germinada e usada para os leites do meu desjejum. Como fazer?  ok! ok! vamos lá:
1.     Primeiro passo é comprar uma semente boa, hoje encontramos em todas as lojas de produtos naturais e até em supermercados. Uso o grão, se possível orgânico.
2.     Deixo de molho depois de lavar bem por 6 horas e no ar por mais seis horas. Vamos aprender a germinar!  Para quem ainda não sabe indico o LIVRO VIVO do PROJETO TERRAPIA: http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=como-germinar, ali vamos encontrar pormenorizadamente os passos para uma boa germinação.
3.     A medida padrão para o leite vegetal de qualquer semente é uma medida de sementes para quatro de água. Como faço só para mim, pego um bom punhado com a mão e uso um copo de água, pronto, fiz minha medida pessoal.
4.     Os leites vegetais em sua maioria são coados, este em particular eu não uso este processo de coar, mas você deve experimentar coando e não coando e veja o que é mais interessante.
5.     Depois com este leite lindo, branquinho e saudável eu brinco com o que tiver em casa:
·         Banana e damasco;
·         Abacate e tâmara;
·         Manga e cardamomo;
·         Caqui e gengibre, dê asas a imaginação.
6.     Quer saber mais sobre a quinoa? Vá novamente no site do Terrapia e no LIVRO VIVO: http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/?q=quinoagerminada, vai encontrar uma boa receita de maionese de quinoa germinada, é muito bom!
Este foi apenas um estímulo para o uso dos leites vegetais e uma boa fuga da lactose.
Chuva de bênçãos para todos e todas que abrem seus corações para a saúde, afinal temos muito para viver.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário