domingo, 29 de maio de 2016

Desapegando!!!!!?????

"Se perder um amor, não se perca. Se o achar, segure-o. Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala. O mais... é nada." Fernando Pessoa

Ah Fernando Pessoa. Bebo suas palavras como champanhe borbulhante.
Desapegar não é fácil não. Eu até me considerava desapegada pelo fato de priorizar sempre o emocional e espiritual. Após uma  análise franca e  sincera a máscara caiu, aí está meu apego. Se não me prendo pelo material capturam-me as questões emocionais
A educação muito europeia não nos favorece. Minha família era praticamente um clã. Todos juntos misturados. A roupa de frio era de quem tivesse frio primeiro. Devo confessar que ainda tenho umas peças de roupa que sobreviveram as mazelas do tempo e lá estão para nutrir  meu apego. Fiz um pacto comigo mesma de ir aos poucos me desapegado, tenho feito isso com uma morosidade esplendida.  Na  minha casa tudo era de todos e tudo muito apegado, só nosso, muito nosso. Não era um apego material era emocional.
Isso traz para o mundo adulto coisas boas e coisas bem complicadas. A coisa boa é que isso formou em mim uma generosidade e uma capacidade de doação bem interessante. Tenho uma amiga íntima que me acusa amorosamente de ser nada individualista, e não faz isso como elogio. Porque em contrapartida, tendo a esperar do outro esse desprendimento que muitos não tem. Tendemos a desejar que o outro faça aquilo que fazemos numa clara e imatura relação de toma lá dá cá. Uma certa feita estava reclamando de uma situação em que fiz algo para uma pessoa e  recebi um sonoro simbólico "não to nem ai" Reclamei e ouvi "quando quiser eu peço " ui! doeu na alma. Eu estava cuidando da pessoa e esqueci de perguntar se ela queria o cuidado.
Sou apegada confessa e após assumir descaradamente só me resta exercitar o desapego.  E vamos para a literatura espírita, espiritualista e afins, YouTube, etc e tal e tome técnicas de desapego.
Mas não pensem que é fácil. No outro dia dei um dos objetos dos meus apegos da velha guarda,  me senti a Whoopi Goldberg em "Ghost" dando o cheque para as freiras. Foi engraçado e difícil.  Mas fiz! Deixar ir também as saudades do passado vivido, de pessoas e situações. Gasparetto diz que se algo te faz sofrer é porque tem apego ali. Tive que concordar.
A meditação primeira é observar o que te causa angústia e sofrimento, medo de perder e ansiedade pelo que virá. Pronto, se encontrou algo, está na vibração do apego. "Bora"então desapegar. Desapegar me dá frio nos pés, numa clara infantilização, coloco meias e fico firme na decisão.
O mundo é pleno de possibilidades. Muitas vezes você pensa que só uma oportunidade existe. Aquela vaga de emprego, aquele ser amado que você deseja, aquela situação que você espera, seja material ou emocional: apego e sofrimento, um baque no orgulho, na vaidade, no personalismo. E quando as coisas não transcorrem como se quer, ficamos desorientados e sofremos, esquecidos das inúmeras possibilidades de ser feliz, uma nova oportunidade profissional, um novo interesse afetivo, uma nova situação. O desapego traz isso: abertura para um mundo de maravilhosas oportunidades.
Então a tarefa de hoje é desapegar, dentro das nossas possibilidades de seres em construção.
Chuva de bênçãos para  todos, que como eu, estão na proposta de desapegar de tudo que causa sofrimento,
bênçãos também para aqueles que ainda não estão nesse momento, afinal todos merecerem a delicadeza da amorosidade.

5 comentários:

  1. Ah querida, como é difícil largar aquele tão bem humorado e colocado "cheque"...quando ainda não conseguimos ver além de escuridão desapegando dele. Apesar de saber que tem um sol brilhando logo ali...desapego emocional, o cheque mais difícil de soltar.

    ResponderExcluir
  2. Belas e sábias palavras. Mas foco na meta e vamos ao exercício do desapego.

    ResponderExcluir