sábado, 4 de junho de 2016

Aceitação: estou te querendo!

Hoje fotografei o girassol que floresceu no meu espaço verdejante. Lancei aquela sementinha e deixei que o tempo cuidassse do resultado. Desejo aprender a fazer isso na minha vida, deixar o tempo trazer o seu melhor. Muitas vezes quero atropelar o tempo que não se deixa atropelar. E por vezes sofro. Sofrimento auto imposto afinal de contas.

Mas hoje tive a lição do girassol.  Quando observei seu crescimento me alegrei de imediato e vi que nem era um lindo girassol era só um girassol possível, meio tortinho, mas aceitei com amorosidade esse presentinho da natureza até me identifiquei com ele e todos os dias lanço olhares carinhosos para estimula-lo a ser quem é.  A crítica é uma das maiores mazelas. Afinal eu desejava um girassol perfeito? Tragicômico desejo. Como precisando limpar o olhar e ver a beleza como ela se manifesta, na perfeição da imperfeição. Na beleza só de ser.
Esse momento agora me diz da aceitação. Aceitação! Afinal como é bom refletir sobre esse tema que causa tantos dissabores.
"As vezes só amar não basta". Ouvi essa frase de um amigo querido, em princípio discordei, sou espanholona, intempestiva, mas no meio da minha retórica me peguei entendendo tudo. Quando se aceita aqueles como são, você como é , as situações como se apresentam, está praticando o maior ato amoroso: o de amar incondicionalmente. Amar apesar de, amar mesmo com ou mesmo sem. Só amar... Deixar brotar a espontaneidade sem desejar que seja de outra forma.
A questão é profunda pois exige de você uma auto aceitação e um auto amor também incondicional. Mas aprendemos a ser críticos e exigentes demais. Cobradores demais, perfeccionistas demais.Generosos de menos.
Acreditamos que tínhamos que merecer o céu e nossas atitudes nos distanciavam desse céu ilusório, cheio de anjinhos com harpas. O céu está dentro de nós. Quando esse céu se estabelecer dentro de nós aí vamos merecer as pairagens paradisíacas dos mundos mais elevados.
Mas agora estamos aqui e longe ainda do estado de perfeição idealizado. Pessoas possíveis, fora do peso, fora do padrão, fora das verdades que se impõe para nós. Somos seres possíveis. Por vezes meio tontos, ainda egoístas, ciumentos, orgulhosos, atrapalhados. Fazendo coisas que não gostaríamos de ter feito, trazendo culpa para nossos corações, ficando mais distanciados do céu em nós.
Se mandou bem: curta. Se mandou mal: aceita e aprenda a lição para errar menos futuramente, o futuro é o amanhã que nasce a cada dia.
Hoje, só hoje, o trabalho é aceitar, aceitar plena e amorosamente. Se aceitar é o primeiro passo. Entender que o hoje quer ser vivido é o passo seguinte.
Olho mais uma vez para o girassol em gratidão, posso te aceitar, posso me aceitar com a lição que você me deu hoje, com sua existência breve mas carregada de significado para esses olhos meus, que entendem que a maioria do sofrimento se deve a não aceitação do que é como é.
Vale esclarecer que aceitação não é conformismo. Aceitação pressupõe ação, não paralisação típica do conformismo. Porque no conformismo não existe aceitação, apenas desânimo e subserviência.
A aceitação é produtiva, faz acontecer, mas compreende quando não acontece. Entende que é assim e busca as lições que nos levam a evolução. Brigar te prende na situação, aceitar te liberta. Busco essa libertação. Se ela ainda não se apresenta no cotidiano das minhas ações eu já a paquero e desejo-a comigo me fazendo feliz, eu mesmo me fazendo feliz através dela.
Hoje muitas bênçãos:
Chuva de bênçãos para todos e todas que estão buscando construir um céu azul dentro de si.
Chuva de bênçãos para todos e todas que não tiveram minha aceitação ou que não me aceitaram de alguma forma.
Chuva de bênçãos para aqueles que nem começaram a pensar no assunto e culpam o exterior pelas dores causadas pelo seu interior.
Chuva de bênçãos para a humanidade inteira de filhos do Pai Maior que nos ofereceu o DNA  divino. Muita chuva!



4 comentários: