terça-feira, 13 de setembro de 2016

PANC'S: Ervas nada daninhas

Encontradas por aí e por aqui. Na rua, nos morros, nos muros das casas, em qualquer cantinho do meu quintal ou do seu quintal. Até nos espaços cimentados estão pelas frestas, aparecem em qualquer lugar. Agora aparecendo na rede Globo ficaram populares,  que bom!
São chamadas daninhas, mas longe estão de oferecer dano, oferecem sabor, nutrição, energia. Doação generosa da natureza. Fernando Fratane diz que se nasceu espontânea no seu quintal é porque você  precisa dela de alguma forma. Um pássaro trouxe em seu bico, o vento trouxe com seus suspiros...
Eu acredito muito na sabedoria do Universo.
Ontem mesmo a parietária  que tirei do lado do alfavacão, que nasceu espontaneamente sem ser convidada, foi para a salada. A brilhantina idem.
Temos uma boa quantidade delas nos nossos quintais e seus benefícios são inúmeros.
Meu  alfavacão que foi convidado  sofreu com uma praga, mas a parietária, ficou ali linda e verdejante.
Estamos aqui advogando em benefício das nada daninhas, tão saborosas e nutritivas. Podem nutrir a quem tem pouco dinheiro no bolso e disposição para olhar em torno.
O livro PANC que está repleto dessas maravilhas nos seus preparos culinários em várias versões.
Vamos nos encantar com aquelas que podemos incluir na alimentação convencional,  na alimentação vegetariana e vegana e na alimentação viva, estas serão in natura, onde nos apropriaremos das sugestões de ingestão dessas maravilhas sem cozimento. Vale de tudo na inclusão do Verde na vida!
Podemos utilizar nos sucos, nas saladas, nos  pratos quentes, nas sobremesas, é só usar a imaginação. Os sucos ficam turbinados com essas amigas verdejantes. As saladas e os quitutes sempre se beneficiam. Vale até colocar no bolo.
Imaginação é o que não falta ao nosso povo brasileiro de canto a canto desse nosso vasto território nacional.
Existe uma enormidade de  ervas que podemos utilizar e suas propriedades nutricionais e medicinais são ainda pouco exploradas.
Alguns exemplos são: Beldroega, Ora-pro-nobis, Brilhantina, Tanchagem, Trapoeraba, Vinagreira, Parietaria, Caruru, Saião etc. e tal.
E as flores que além de trazerem toda a beleza e carga vibracional também podem participar da degustação. Pétalas de Rosas de Jardim enfeitam e nutrem de forma encantadora. E as flores de capuchinhas que são lindas na decoração. Além da beleza rústica da capuchinha, também a delicadeza da alfazema ou lavanda, amor-perfeito, calêndula, alecrim , flores da abóbora grandes e lindas, as do manjericão pequenas e delicadas e por aí vai. Gostei de um site que fez uma relação das flores comestíveis em ordem alfabética,  http://www.floresjardim.com/flores-comestiveis.htm
Agora é só procurar, provar e aderir se agradar ao paladar. Sou adepta do quesito: EXPERIMENTAR! E só abrir o coração e deixar entrar. Tem algumas receitas bem vivas no post: http://teresaquintas.blogspot.com.br/2013/07/receitas-vivas-em-tere.html?m=1
Chuva de bênçãos para que nossas mentes e corações estejam disponíveis para receber o que a natureza tem de melhor para nos oferecer:  Sua doação incondicional.
Chuva de bênçãos para nossas matas, florestas, quintais e pedacinhos de terra que temos nos nossos espaços de vida. Gratidão,  sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário