quinta-feira, 25 de agosto de 2016

PANC - Ervas na alimentação do dia a dia


"Que seu remédio seja seu alimento,
e que seu alimento seja seu remédio"
Se Hipócrates não disse isso, poderia ter dito mesmo. Melhor alimentação menos medicação. A natureza garante nutrição perfeita.
Faz tempo que diversos projetos contemplam em seus estudos e experimentos com as plantas da medicina popular.
Maria Luiza Branco e Ana Branco, respectivamente na Fiocruz com o projeto “TERRAPIA” e na PUC com o “BIOCHIP” já falam disso há quase duas décadas. Fernando Fratane, aqui e ali, com seus remédios e poções, passando de duas décadas. E o conhecimento do poder da natureza vem ganhando e fazendo espaço.
A primeira vez que saí pelo mato para pegar ervas para o suco fiquei embevecida, "vai pro suco esse matinho que eu brincava quando criança? " perguntei boquiaberta.
Hoje PANC – Plantas alimentícias não convencionais -  não causa mais estranhamento com a divulgação explícita dos meios de comunicação de massa, o Globo repórter popularizou, o que muito me agradou.
A utilização dessas maravilhas, por todos que assim desejem, ficou pública. Sair do freezer para o micro-ondas já está sendo coisa do passado, queremos SAÚDE, plena, integral, que nos permita transitar no mundo por mais tempo e com QUALIDADE DE VIDA.
Seis anos depois, estou eu no meio do verde, toda saltitante, colhendo esses "matos" para os vários preparos que hoje faço e ensino. Aprendendo muito mais que consigo ensinar. Sensação de pertencimento em contato com o cheiro, o toque, o sabor do que a natureza me dá. Experiência atávica, certamente, sinto minha ancestralidade em ação.
Convido a todos, meus leitores, amigos, alunos e ex-alunos, pessoas que me ouvem e leem para que possam vir conhecer essa possibilidade.
Com um curso em andamento desde junho: "USO TERAPÊUTICO DAS ERVAS E FLORAIS", que me possibilitou conhecer lindas flores perfumadas vestidas de gente, estou começando mais um curso com o mestre mateiro e grande professor Fernando Fratane: Alimentação com Ervas medicinais.
Chuva de bênçãos para a mãe natureza e seus filhos que somos todos nós. Gratidão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário