sábado, 3 de dezembro de 2016

O DOM DE SER MARIA


Sábado! Cheguei em casa depois de minha caminhada matinal, fui recepcionada por esta delicadeza. Apareceu sem ser convidada e floresceu. Agradeci e abençoei essa florzinha espontânea, colorida, imponente na sua pequenez de Maria. Hoje Milton Nascimento me tocou:
"Maria, Maria... É o som, é a cor, é o suor... É a dose mais forte e lenta..."
Cantarolo... eu também sou Maria. Foi difícil assumir essa Maria. Sou Teresa até as entranhas. Rosa Maria, minha primeira terapeuta de Florais, um dia me sugeriu tomar Floral para trazer a tona minha Maria adormecida. Não gostei muito da ideia e Rosa Maria, muito sabiamente Maria não insistiu. Meu interesse pelos Florais partiu dessa Rosa, Rosa Maria. Hoje, te entendo e agradeço.
Essa Maria em mim ainda está desabrochando.
Maria Maria é um dom...uma eterna magia...
Li que a palavra DOM vem do latim DONUS, “presente, dádiva”. Dádiva do Universo soberano. Gostei,  mas...
"Mas é preciso ter força. É preciso ter raça. É preciso ter gana sempre. Quem traz no corpo a marca. Maria, Maria. Mistura a dor e a alegria"
 Ok! ok! Força, raça, gana, dor e alegria, combinam bem conosco, mulheres mestiças brasileiras. Todas as mulheres, portanto, de uma forma ou de outra, são Marias.
Na minha família é uma profusão de Maria: Maria Aparecida, Maria Julia,  Maria Helena, Maria Manuela, Maria Mariana e nenhuma é chamada de Maria.
Sabrina, minha amiga, tem uma Maria Teresa como eu, e a chama de Maria,  fiquei honrada pela feliz "consciência" e amei que essa vai ser mesmo MARIA. Essa está na minha vida para sempre, levada, sapeca, cheia de manha, bem eu... buscando a Maria para segurar a Teresa.
"Mas é preciso ter manha. É preciso ter graça. É preciso ter sonho sempre. Quem traz na pele essa marca... Possui a estranha mania..De ter fé na vida."
Que beleza hoje eu estar Maria, manha sobra,  graça desejo, sonho, ah sonho...sempre...
Fé na vida sinto no corpo e na mente.
Vai um carinho para todas as mulheres que fazem parte da minha existência. Vai um carinho para a porção Maria em muitos homens que se entendem acima das questões de gênero. Tem um pouco de José e Maria em todos nós.
"Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!"
  Chuva de bênçãos para essa bela flor Maria que inspirou esse post que me impediu de voltar para os afazeres domésticos, que nunca priorizo mesmo, pois a porção Teresa é gigante. Ok! Aceito e agradeço todas as manifestações de mim. Nanastê!

MARIA , MARIA
Milton Nascimento

Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida

Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Hei! Hei! Hei! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho, sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida

Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Hei! Hei! Hei! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê!

6 comentários:

  1. Que lindo!
    Que bom que a Maria veio somar à Teresa, vida longa para as duas.
    E a Rosa Maria eu conheço, uma formosura!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Teresa! Boa noite!
    Sigo seu blog faz algum tempo, inclusive tem um link no meu blog direto para o seu. Nos últimos tempos você tem escrito coisas incríveis que tocam fundo a minha alma e sou grata por isso, por essa coragem de expor, sem medo, suas questões existenciais. Esse texto "O DOM DE SER MARIA" era tudo que eu precisava ler para tentar resgatar meu dom de ser Maria.
    Onrigada! Beijo na Alma! :)

    ResponderExcluir