segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Sobre o tempo de cada um


"Tempo tempo tempo tempo...
Compositor de destinos...
Tambor de todos os ritmos...
Tempo tempo tempo tempo...
Entro num acordo contigo."

Como se entra em acordo com o tempo? Trabalhando a aceitação e se focando no poder do AGORA? Imagino serem essas as respostas, enfim...
Lendo "Renovando atitudes" pela terceira vez, me deparo com o capítulo "Tempo certo". Li, reli e fiquei aqui matutando... muitas leituras me capturam e fico eu, envolvida em divagações... algumas vezes socializo através dos posts,  outras vezes ficam só pra mim, aumentando meu acervo de considerações íntimas
A finitude tem um que de angústia e desafio, e o tempo certo é uma provocação da sabedoria do Universo... nunca se perde tempo, ganha-se  a experiência do vivido...do bem vivido... do mal vivido...
"Na vida, não existe antecipação nem adiamento, somente o tempo propício de cada um." Diz Hammed, pois é... essa percepção é dolorosa, então... está tudo certo ... cada um fazendo seu melhor dentro das suas capacidades e possibilidades. A questão é: vamos evitar a dor, pois tudo passa... mas ficam as lembranças e a possibilidade de aprender as lições do tempo. Resignificar!
E Hammed continua incomodativo: "Quem  não  quebra  a  noz,  só  lhe  vê  a  casca”.  Mas para  “quebrar  a  noz  é  preciso  senso  e  noção,  base  e  atributos  que  requerem tempo  para  se  desenvolverem  convenientemente."
Fica a pergunta:  como anda nosso senso e noção? Por vezes me entendo muito sem noção.
Criamos expectativas e nos prendemos a crenças que nos amarram e não respeitamos o tempo, elemento precioso, professor criterioso, nem sempre generoso aos nossos olhos infantis...
E vem me incomodar novamente esse texto que agora guardo na estante para fugir dele. Peguei "Calvin e Haroldo" e amanhã penso mais sobre esse assunto, agora quero rir e dormir... Boa noite pensamentos inquietos...

Dia seguinte... perdi o sono as 4 da manhã e o conceito de tempo martelava minha cabeça...
"Todos os dias quando acordo... Não tenho mais o tempo que passou... Mas tenho muito tempo...Temos todo o tempo do mundo..." cantarolo mentalmente  na madrugada.
O tempo se incumbiu duramente de  me ensinar a não apressar os acontecimentos. Hoje ando atenta ao tempo de cada um e ao meu próprio tempo.  Me esforçando para entender que o tempo mais precioso está no agora. Que o passado pode produzir saudade ou angústia e o futuro, medo e ansiedade.
Cada um precisa caminhar dentro de seus próprios passos. Meu caminhar é exclusivamente meu, não tenho como comparar, não tenho como exigir, entendo que o tempo de cada um é o tempo de cada um, simples assim... treinando o olhar mais generoso e compassivo. Treinando a tão famosa e desejada paciência para comigo e para com os companheiros de jornada.
No belo "Cântico negro" lembro: "Só vou por onde me levam meus próprios passos". Cada um segue seus passos historicamente definidos pela sua trajetória pessoal... alguns com passos de  elefante, outros de formiguinha, mas o caminhante vai... dentro de seu próprio tempo. Com resistências, insistências, dores e prazeres, vamos assim indo no tempo de cada um de nós.
O assunto não termina por aqui pois o tempo segue seu curso ininterrupto...mas eu paro por aqui mesmo, respeitando meu próprio tempo...
Chuva de bênçãos  para todos os seres que estão imersos na sabedoria tempo, pois que é a humanidade inteira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário