quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Está se achando livre??????



Momento favorável para pensar dependência/independência, feriado da pretensa independência do Brasil. Brasil independente? Sei não... Zapeando na net encontro a Julia.
Rindo muito da JoutJout , para mim, essa é a melhor comediante dos últimos tempos. Ela é assim, meio doida, sendo ela mesma. Vai falando e falando,... e nisso filosofa, é sexóloga, terapeuta, faz critica social, analisa comportamento humano muito bem, é esquisita...gosto dessa espontânea esquisitice... faz tudo muito descabeladamente.... vários amigos já receberam compartilhamentos meus quando ela fala coisas que lembro alguém. Alguns "alguens" não recebem pois não gostariam...   ela "manda mal" as vezes..  é Jovem... vai sendo ela publicamente, despudoradamente, declarando as suas jovens verdades.  Da Julia sou fã,. Hoje são estimuladas por ela minhas reflexões. Está se achando livre?????? Pergunta JoutJout! Esse post eu amei, vale assistir!
Somos livres para decidir? Escolher? Fazer? Claro que não. Nossos comportamentos diários estão subordinados aos condicionantes espaço-temporais, ela coloca isso muito bem quando fala dos hábitos e costumes de outros países. O tempo também traça suas influências, vide as péssimas ideias sobre fast food e as ótimas dicas sobre suco verde, para o bem e para o mal somos conduzidos.
Recebemos um mundo cheio de regras e vamos reproduzindo... reproduzindo e defendendo essas regras. Furou a regra, vem chumbo grosso... tem que pintar cabelo, tem que pintar unha,  usar jeans, ter filho, comer bife e pão francês, se for vegetariana tem que comer salada,  reclamo... não faço nada disso, jeans só nos dias mais frios, só aparecem no inverso, salada só no verão.
Somos livres? Escolhemos mesmo? Achamos bom e bonito o que nos é imposto, mas tem uma angústia estranha dentro de nós... dizendo que não escolhemos nada... estava tudo aqui e fomos usando... gosto mesmo de reticências, elas dizem que tem coisa por dizer que as palavras não expressam. Uso e abuso...
Eu era pequena e dizia que não queria casar, uma tia falava que eu não deveria ficar declarando isso, iriam pensar mal de mim. Eu olhava de lado, tentava pensar o que iriam pensar e não conseguia imaginar... mas parei de falar e fiz o que eu quis fazer, será que tudo que fiz foi porque quis fazer?????????????? Agora nem sei... culpa da Julia, hoje.
Marcia Luz com sua paciente sabedoria fez uma sacada interessante, sobre esse assunto, ela relaciona nossa liberdade com a aparente liberdade das pipas, estão lá, soltinhas ao sabor do vento, mas um olhar cuidadoso pode perceber a linha segurando, guiando, manejando... foi tenso pensar assim, mas... ela até fez uma pipa colorida que me entregou sorridente, está aí para ilustrar o post, gratidão pelo desenho e pela nada confortável reflexão...
Vamos refletindo e as considerações pessoais vão nos dar suporte para trazer à tona esse desconforto,  assim vamos mudando o que dá, sendo mais protagonistas da nossa história, comemorado a maior independência do mundo: a nossa!
Chuva de bênçãos neste lindo dia para todos e todas que estão refletindo sobre sua independência, abençoo também quem não está, pois estão exercendo seu poder de escolha.

4 comentários:

  1. Que eu possa sempre que possível, ilustrar seus maravilhosos textos!!! Gratidão por compartilhar esse pedacinho do seu post...

    ResponderExcluir
  2. Belas palavras! Parabéns pela dedicação em passar seus conhecimentos! O universo agradece grande abraço

    ResponderExcluir