quinta-feira, 19 de julho de 2012

A DISCIPLINA DA VONTADE

"Há uma força motriz mais poderosa que o vapor,
 a eletricidade e a energia atômica: a vontade."
( Albert Einstein )
A conversa de hoje vai abordar um tema muito pensado, muito falado, mas pouco refletido com o devido aprofundamento. A questão é a VONTADE. Vontade é desejo, determinação, impulso que leva a ação, capacidade através da qual tomamos posição frente ao que nos aparece e uma inumerável sinonímia nos dicionários.
Expressões como “força de vontade”,” boa vontade”, ” à vontade”etc.  povoam nossos diálogos. A vontade demanda AÇÃO sem a qual não se sustenta.
Vontade é muito amiga da DISCIPLINA. Sabemos que disciplina tem a mesma etimologia da palavra "discípulo", que significa "aquele que segue".  Seguir é agir. Fugir dos desejos sonhadores e transformá-los em desejos realizáveis.
Vontade sem disciplina é frágil e fica no terreno obscuro dos sonhos inconclusos. Nos devaneios que afastados da realização vivem pairando no imaginário das nossas frustrações. Desejo fugidio sem ação implica em energia de bloqueio que nos impede o avanço.
VONTADE, AÇÃO E DISCIPLINA, tríade fundamental na construção do ser, existindo e agindo um passo a cada dia no rumo da inquietude, que nos leva a romper a imobilidade e nos faz ousar. A quietude é amiga íntima do conformismo que nos paralisa.
Vontade disciplinada é desafio de confronto íntimo e é claro implica vencer-se nos pequenos deslizes do dia a dia. Afinal é na cotidianidade que mostramos nosso real comprometimento com a transformação.
Por exemplo, querer emagrecer pode ser sua vontade, pensa você enquanto come aquele segundo pedaço de torta “bem que as tortas poderiam emagrecer!” como?  Por um encantamento de um mágico e gentil confeiteiro do país da imaginação.
Vontade disciplinada seria comer um micro pedaço de torta com a centralidade de um samurai, obtendo o máximo de prazer e o mínimo de calorias e encher-se de contentamento.
Outro exemplo? Melhorar a qualidade de vida pode ser uma vontade quando esparramado no sofá falhando mais um dia de academia pensa “esse velho sofá poderia sofrer também, como a torta, o mesmo encantamento de um mágico estofador, amigo do confeiteiro, e trouxesse meus exames a altos píncaros.”
Esse mundo encantado de tortas e sofás mágicos é vontade sem disciplina. Disciplina é exercício diário e deve ser também desejada, nutrida, cultivada e transformada em ação. Ação disciplinada.
Vontade disciplinada é ir caminhar ou a academia com a centralidade de buscar prazer onde se está, oferecendo a seu corpo o deleite de se sentir cuidado, indo além dos sentidos fugidios, que satisfeitos encurtam a vida e nos envelhecem mais rapidamente.
Vontade, disciplina e ação são parceiras do dia a dia, parceiras do crescimento e da busca constante de encontro com seu Eu Profundo que habita saudável e feliz dentro de cada um de nós.
Bênçãos para todos e todas neste dia que iniciamos na busca da vontade disciplinada.
"O que for teu desejo, assim será tua vontade.
 O que for tua vontade, assim serão teus atos.
O que forem teus atos, assim será teu destino."
( Deepak Chopra )

Nenhum comentário:

Postar um comentário