sábado, 12 de novembro de 2016

Aprender a confiar no que está acontecendo...

"Aprenda a confiar no que está acontecendo. Se há silêncio, deixa-o aumentar, algo surgirá. Se há tempestade, deixa-a rugir, se acalmará." Lao Tsé
Momentos difíceis exigem de nós clareza e discernimento. Essa excelente reflexão atribuída a Lao Tsé nos faz pensar.
Somos seres muito reativos, defendidos, irritadiços. Isso nos tira da capacidade de deixar fluir e compreender que nem sempre  temos controle.
Sou testemunha viva de que nem sempre a ação ou a pró-atividade são a melhor resposta. Existem momentos em que silenciar, ficar quietinha, observar e deixar que tudo se manifeste como pode ser é a melhor ação. Por vezes a inação é a melhor ação. Parece estranho mas é profundo e intenso. E diga-se que difícil. Grande treino!
Hermógenes na sua sabedoria milenar nos diz: "Entrego, confio,  aceito e agradeco". Lindo de repetir, difícil de realizar.
ENTREGAR é exatamente o que se faz quando já se fez tudo. Deixar que a sabedoria do Universo e o nosso Eu superior atuem, com inteligência e certeza que tudo será exatamente o melhor para nós. Aí saímos da dimensão do entregar e trabalhamos o CONFIAR . Sempre, em qualquer situação, o que acontece é sempre o melhor. Se forem flores e sucessos, comemoramos. Se forem  espinhos e insucessos, aprendemos. Se os espinhos estiverem fartos, observemos qual a lição. Sempre tem algo a aprender em tempos difíceis.
ACEITAR é estar aberto para abrir mão do controle, para mim, um grande desafio. Treino todo dia e nem sempre consigo auto aprovação. Mas como ando me aprovando incondicionalmente, compreendendo minha construção pessoal e sigo em frente, afinal posso começar tudo de novo, amanhã. "Aprenda a confiar no que está acontecendo" diz Lao Tsė, faço eco nestas palavras. Falo repetidamente como um mantra...
A última dimensão da fala do querido sábio Hermógenes é AGRADECER,  nesse quesito tenho me "dado muito bem". Agradeço muitas vezes durante o dia, pelo bom e por aquilo que não estou entendendo, as vezes sou lenta... Recebi um telefonema de pacificação recentemente que me deixou muito feliz,  não consegui demonstrar minha gratidão para o outro. Pois lidar com o outro é exercício diário. Mas agradeci muito ao Universo e com certeza minha gratidão reverberou alcançando quem telefonou se esforçando,oferecendo seu melhor. Gratidão!
Sou sempre muito grata. Essa lição tenho aprendido bem. Gratidão é uma palavra constante em minha fala e escrita.
Então,  para reforçar: 
Entrego, confio, aceito e agradeço!!!!
Volto em Lao Tsė:
"Aprenda a confiar no que está acontecendo." Ok ok !!!!!!
"Se há silêncio, deixa-o aumentar, algo surgirá." Deixemos que o tempo traga as palavras certas. Elas virão!
"Se há tempestade, deixa-a rugir, se acalmará." Evite tentar fazer a tempestade passar, deixe que venha e se proteja com um grande quarda-chuva tecido com as teias do TEMPO, grande professor.
Outra grande professora é a NATUREZA que se exibe majestosa sempre ao sabor do que vem, como vem.
Gratidão a esses grandes mestres!
Estamos em momentos planetários difíceis e irmãos como os aqui citados nos oferecem material precioso para repensar nossas práticas. Tudo sempre está certo na dinâmica possível da existência...
Chuva de bênçãos de entrega, aceitação, confiança, silêncio, bonança e  muita  gratidão,  é claro, sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário