quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Disponibilidade emocional é...

Hoje estou clariceando. Introspectiva em nível macro. Tento culpar o tempo nublado, mas sou eu mesma nublada.
Clarice Lispector sempre esteve comigo com essa loucura minha ou eu na loucura criativa dela, embora não lhe tenha copiado o pessimismo. Sou uma otimista contumaz. Mas Clarice não se lê apenas, se vive, ela te invade, te enche de amor por ela e te faz sentir amada também por te oferecer tanta beleza pra ler.
Em " Felicidade Clandestina" ela afirma categórica:
"Porque eu me imaginava mais forte. Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil."
Ah! Clarice minha, amar seria fácil se fácil fossemos nós próprios. E matemática descombina com a subjetividade do amor.
Lamento informar que nem sempre quando se tem uma relação amorosa se está disponível emocionalmente. Muitas vezes estar sozinho incomoda. Quando a maioria dos seus amigos e amigas tem compromisso e sexta feira a noite você queria companhia, dá uma certa vontade de namorar.
Uma vez uma pessoa me disse que companhia ruim é melhor que companhia nenhuma e eu aterrorizada olhei para ela e perguntei: Como assim?? Pois é,  isso seria o cúmulo da carência e da falta de auto amor.
Mas vamos lá, continuando no tema incomodativo de hoje: Disponibilidade emocional a luz de Clarice, minha musa literária, que continua seu discurso amoroso:
"E é também porque sempre fui de brigar muito, meu modo é brigando. É porque sempre tento chegar pelo meu modo. É porque ainda não sei ceder. É porque no fundo eu queria amar o que eu amaria - e não o que é."
Ui, doeu fundo.  O que entendo vou dizer com a mesma autenticidade que escrevo sobre temas diversos. E em se tratando de amor romântico todos são doutores e analfabetos.
Primeiramente, entendo que é necessário zerar com amores antigos, liberar mágoas, perdoar, perdoar-se, quem ainda pensa no amor antigo mesmo com mágoa e medo do futuro não tem disponibilidade para o novo amor. Vai fazer o outro sofrer. Acontecem comparações, aí todo mundo perde feio. Traumas de antigos relacionamentos atrapalham a disponibilidade emocional. Então, solta...deixa ir...liberta...
Receba o presente do Universo com alegria e se comprometa com oferecer o seu melhor.
Estar disponível emocionalmente também é  quando se está pronto para estar com o outro em toda sua inteireza. Entender as suas idiossincrasias,  evitar criticar, trabalhar parceria que é base para qualquer relação , se esforçar para não sufocar.
Olhar para o outro e ver esse outro sendo ele mesmo com todas as suas potências e fragilidades. O outro não é um ser idealizado é um ser real e ninguém tem domínio sobre o que o outro é: ame-o ou deixe-o!
 Disponibilidade emocional é  compreender que é bom estar junto mas que é bom também fazer coisas separado. Manter individualidade é bom para o amor, cria um clima de respeito mútuo.
Disponibilidade emocional também é  entender que o outro está com você porque quer estar, isto libera o ciúme que mancha qualquer relação. Claro que uma pitadinha para temperar cai bem, mas desconfiança magoa e faz sofrer.  
Quem estiver com interesse em alguém sem disponibilidade emocional,  siga o fluxo da vida e viva. Se estiver no plano do Universo um encontro com esse indisponível ser, pode ter certeza de que valerá muito a pena. Use sua sabedoria interior para refletir, as respostas sempre estão dentro de nós. Vale a pena ou não?  Eis mais uma questão!
Clarice continua nos ensinando no livro "Minhas Queridas":
"...farei o possível para não amar demais as pessoas, sobretudo por causa das pessoas. Às vezes o amor que se dá pesa, quase como responsabilidade na pessoa que o recebe. Eu tenho essa tendência geral para exagerar, e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz...  (...)"
Disponibilidade emocional também é  isso, capacidade de exigir o mínimo. Se dê tanto amor, atenção e cuidado que quando o outro entrar, só vai trazer mais abundância, aí não será necessário exigir nem mesmo o mínimo.
Disponibilidade emocional é não pesar, trazer leveza, doçura, compreensão para os relacionamentos, portanto, paz.
Paz em todos os relacionamentos que trilham nosso caminho, que não nos façam sair do trilho da amorosidade.
O auto amor é a resposta para obtenção da disponibilidade emocional. Cuidemos de nosso acervo amoroso interior.
Chuva de bênçãos para todos e todas desejosos de alegria e felicidade nos relacionamentos para fecharmos bem este ano tão difícil. Chuva de bênçãos para 2017 que está batendo a nossa porta. Namastê!

2 comentários:

  1. Seus textos são um bálsamo! Sua inspiração é de uma leveza ímpar! Contextualizar Clarice Lispector é para poucos!
    "...resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz... (...)"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais ler seus comentários generosos e gentis. Gratidão!

      Excluir