segunda-feira, 7 de novembro de 2016

QUEIJOS VEGETAIS, SIM SENHOR...

Uma fabulosa ideia para quem deseja, como eu, diminuir ou zerar a ingestão de lactose são as opções de queijos vegetais. Na verdade, a palavra queijo não é exatamente a melhor descrição, mas na ausência de outro termo mais adequado, usaremos esse, pois tem uma questão afetiva envolvida nisso.
Pão com queijo me traz questões amorosas maternais. A imagem da minha mãe trazendo pão com manteiga e queijo e uma caneca de café com leite me dá uma saudade que dói. Mas é uma dor boa, de ter tido esse privilégio, sou grata!
Com essas boas lembranças e uma nova consciência alimentar, os afetos são redirecionados e redesenhados para novas receitas, estas serão passadas de mães para filhas e filhos comilões.
O preparo básico é o mesmo para a maioria dos "queijos". Vamos lá entender o processo quando envolve fermentação:
Passo 1. Escolher a combinação básica. Decidir quais sementes ou oleaginosas que vai usar. 150 gramas dá um bom queijo. Esta semana fiz de amêndoas e sementes de girassol sem casca, metade de cada. Castanha de caju faço sozinha que é uma das minhas preferidas. Uso também um mix de sementes: Avelã, Nozes, Castanha do Pará, Quinoa com nozes, tudo de bom. Vejam que existem uma boa variedade para ser explorada.  As sementes ou oleaginosas devem ficar de molho. As mais duras por mais tempo, as mais delicadas e tenras por menos tempo, varia de 6 a 12 horas de demolho. Germinar é uma linda experiência. Explore! Sempre lavar bem antes e desprezar a água que ficou de molho.
Passo 2. Escolher a combinação que deseja para a base, não é obrigatório, pode usar só a semente, mas vale a pena usar um parceiro para essa poção mágica. Inhame cru sempre dá uma textura interessante. Experimente!  Cenoura crua agrega um bom valor nutricional e dá uma coloração interessante. Uso normalmente os dois.  Mas quando quero um "queijinho" mais branco só uso inhame cru, descascado, é claro. 
Passo 3. Escolher o que vai ser usado para fermentação. Quem faz uso de Rejuvelac é a opção top, mas o poderoso limãozinho, amigo de várias horas auxilia bem. Gosto muito do galego, mas qualquer outro pode ser usado. Uso 1 limão pequeno ou metade se for um limão grande. Quem se interessa pelo poder de saúde dos fermentados, vale conhecer o Rejuvelac. No site do Terrapia/FIOCRUZ e Biochip/PUC poderão conhecer essa maravilha.
Passo 4. Decidir se quer deixar neutro ou salgar, nunca uso sal, uso, quando quero, uma colherada de missô que dá o sal necessário e complementa com valor nutricional. Se desejar retocar o sal faça quando for usar.
Passo 6. Usar ou não o levedo de cerveja. O levedo de cerveja dá um toque interessante ao nosso queijo vegetal. Ele é rico em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, o levedo de cerveja é um excelente repositor de nutrientes. E vai além, o levedo de cerveja é um grande aliado do sistema imunológico e vai promover resistência e desintoxicação. Deixa a pele mais saudável, ajuda na regulação do intestino, além de manter a integridade do sistema nervoso, atuando no estresse, falta de concentração, cansaço físico e mental. Também é recomendado para diabéticos, por reduzir os níveis de glicose no sangue. A versão em pó pode ser misturada às saladas, vegetais, sopas e também colocada em azeites e molhos. Dica importante: para manter a integridade nutricional não cozinhe o levedo de cerveja. Uso desde criança, um toque familiar.
Passo 6. Bater tudo no liquidificador com um copo d'água e colocar no coador de voal para dessorar. Colocar algo embaixo do coador para recolher o líquido que vai sair. 
Passo 7. Aguardar no mínimo 24 horas para recolher, dois dias no calor e três no frio garantem um queijo com textura firme.
Passo 8. Se estiver mole use como "requeijão" e se ficar mais firme pode fazer o formato que desejar e usar gergelim ou outra dessas maravilhas por cima, alecrim fica ótimo.
Vou oferecer aqui algumas receitas e alguns links que podem ser úteis nessa aventura. O blog da Aline Chaves é o "Panelas de Capim", gosto muito, despojado, experimental, uma lindeza. O blog "Brotando em casa " da Cynthia Brant já é mais arrojado e de alta gastronomia, também gosto muito. Visitem os dois e aproveitem! Outros dois sites, já indiquei acima, das veteranas irmãs Ana Branco e Maria Luiza Branco respectivamente, Biochip/PUC e Terrapia/Fiocruz, são referência. Vale conhecer!
O queijinho que ilustra este post fiz em Alto Paraiso com os queridos amigos da “Pousada Beija-Flor”, decorei com brotos de alfafa e de girassol com tomatinhos, fiz uma bola e coloquei gergelim preto para ficar diferente. Todos aprovaram a receita.
Chuva de bênçãos para todos os companheiros de jornada que desejam incluir novidades em suas vidas. Estamos todos buscando o melhor para nós. Gratidão!

ALGUMAS RECEITAS INTERESSANTES

1.   QUEIJO DE AMÊNDOAS COM INHAME E PIMENTÃO COLORIDO
Ingredientes: 
1 xícara  de amêndoas descascadas e demolhadas
2 inhames médios
½ pimentão vermelho ou amarelo 
cebola ou alho ou ambos 
salsa, coentro, nirá ou outro verde que desejar
limão, azeite extra virgem  sal verde a gosto.
Como fazer 
Processe no liquidificador o inhame, as amêndoas, o caldo do limão, cebola e/ou alho (opcional) e pimentão vermelho. Decore c/ salsa ou coentro picado.

2.    QUEIJO MIX DE SEMENTES
Ingredientes:
1/2 xícara de Amêndoas 
1/2 xícara de castanha do Pará 
1/2 xícara de nozes 
Sal verde, limão
Coentro picadinho, ou salsinha, cebolinha, nirá ou o verde que desejar
Cominho, orégano, alecrim ou a especiaria que desejar
Sal verde 
Como fazer: 
No processador triture as sementes até formar um creme homogêneo.
Finalize juntando o sal, os temperos e as especiarias e modele no formato de um queijo.

3.   REQUEIJÃO TEMPERADO
Ingredientes 
1 xícara de amêndoas 
1 dente de alho, cebola, nirá, alho-poró, pode usar todos os que desejar ou usar a imaginação
1 colher de chá de levedura de cerveja
1 colher de sopa de azeite extra virgem 
sal verde e temperos a gosto, por exemplo orégano, tomilho ou o que desejar secos ou fresco.
Como fazer
Colocar as amêndoas de molho bem lavadas entre 8 a 12 horas. Lavar e escorrer deixando absorver ar.
Junte o alho, a levedura e o azeite, bater no processador ou liquidificador. Triture bem até obter uma massa homogênea.
O sal, os temperos e o azeite coloque por último.

4.   QUEIJO DE SOJA GERMINADA
Ingredientes
1 xícara de sementes de Soja
Alho, cebola, cebolinha, pimenta, manjericão, azeite extra virgem, sal verde
Como fazer: 
Germine a soja com 8 a 12 horas de molho na água e 8 a 12 horas no ar. 
Bata no liquidificador com um copo d'água, triture bem.
Coloque no coador de voal para dessorar e fermentar mantendo em lugar protegido do frio de 6 a 8 horas. 
Tempere com os demais ingredientes  e deguste.

LINKS SUGERIDOS
1. O link da Cynthia Brant:
http://brotandoemcasa.blogspot.com.br/?m=1

2. Os queijinhos da Aline chaves



Nenhum comentário:

Postar um comentário