quinta-feira, 9 de março de 2017

Gratidão é uma boa pedida...

Entrego, Confio, Aceito e Agradeço!
Ontem zapeando na TV, meio jogada no sofá, ouvindo a chuva que caia torrencialmente, ouvi um diálogo num filme não sei qual, com os atores não sei quem, eu queria só descansar em frente a TV. Mas o texto dito ficou, personagem zangado com uma ingratidão, planejava vingança. Mudei o canal, "texto batido" pensei... mas a gratidão/ ingratidão, tema que me encanta, veio para reflexão.
Gratidão não se cobra, nem se espera, penso eu, vem de quem já  pode ofertar. Quando fazemos algo esperando gratidão já começamos mal. Oferecer algo para quem quer que seja, só é bom de verdade, quando alegra o coração de quem dá. Aí quem deu fica tão bem que não deseja retribuição. Se vier, aí vale agradecer, mas se não vier... tudo bem, não tira a alegria da doação.
Também existe a dificuldade em receber, talvez seja por não se sentir com mérito para receber, pode ser que seja por orgulho, vaidade ou medo. Receber te liga a quem dá. A palavra "obrigado" como forma de agradecimento tem sua origem no latim "obligatus", particípio do verbo obligare, ligar, amarrar. É uma forma abreviada da expressão "fico-lhe obrigado", ou seja, "fico-lhe ligado pelo favor que me fez", vi no Google conferindo uma informação recebida, receber algo te liga num nível sutil a quem doou. Receber também é uma habilidade a se aprender. Para mim receber é mais difícil que dar. Exige real humildade...Estou exercitando!
Aqueles mais amadurecidos fazem o bem pela alegria e prazer que esse "dar" oferece.
Muitos, ainda imaturos,  usam a doação como ferramenta de manipulação, aí vem cobrança. Como te dou e você não me dá????
Claro que a Lei da abundância se potencializa com a dinâmica "dar e receber",  porém alguns ainda não sabem dar, e se dão, cobram. E cobrança enfraquece enormemente as relações em todos os níveis.
Ser grato pode parecer simples mas não é, muitas vezes, o imaturo recebedor encara como obrigação o que é gentileza. E nem consegue agradecer.
Agradecer pode ser difícil.  Simone, minha amiga, diz que não é difícil, é trabalhoso. E nós fugimos um pouco daquilo que nos dá trabalho por dentro. São as resistências as mudanças,  normal...
Tanto é trabalhosa esse habilidade da gratidão que Jesus, Grande Professor , se debruça e nos oferece lições sobre o tema na "Cura dos Dez Leprosos"  presente no livro de Lucas, intelectual que muito admiro, no capítulo 17 versículos 11 a 19, ali nos mostra  a dificuldade dessa gratidão. Tomemos aqui a passagem bíblica:
"O caminho do vale do rio Jordão era o mais seguro e usual entre os judeus, para se fazer tal percurso. A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia.
Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: - Jesus, Mestre, tem piedade de nós! Ao vê-los, ele disse: - Vão mostrar-se aos sacerdotes. Enquanto eles iam, foram purificados. Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. Jesus perguntou: - Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?  Então ele lhe disse: - Levante-se e vá; a sua fé o salvou."
Pois é, tendo recebido o benefício, rapidamente se esqueceram de quem havia propiciado tal façanha. 10 foram curados, 1 voltou. Se fosse simples voltariam os 10 em revoada. Mas não... Gratidão é sinal de disponibilidade emocional, é sinal de reconhecimento e devoção. Temos dificuldade em agradecer pois temos dificuldade em nos curvar. Ainda somos orgulhosos e imaturos. Ok...ok ...Ainda estamos em construção!
Sugiro a leitura do post que enfatiza a fala do professor Hermógenes do início deste meu post: "Entrego, Confio, Aceito e Agradeço."
Regina Tavares escreve, ela tem uma meditação no YouTube chamada "abundância divina" que eu faço com frequência. Neste post comenta cada uma destas palavras e fecha, claro com a gratidão.
http://hooponoponomentelivre.blogspot.com.br/2014/06/entrego-confio-aceito-agradeco.html?m=1
O mais interessante é que quando valorizamos algo e vibramos nesta direção trazemos o que vibramos e valorizamos. Agradecendo mais motivos teremos para agradecer.
Quem exerce constantemente a gratidão acaba tendo motivos para agradecer mais e mais. A abundância vem, pois a sintonia está no Bem.
Lembrei agora de um dito popular: "Quem procura, sempre acha, se não um prego, uma tacha." Então se ficarmos nos queixumes e reclamações vão aparecer mais motivos para reclamar. É uma questão de sintonia vibracional.
Vibrar no Bem atrai o Bem, vibrar no mal atrai- se o mal. A Programação Neuro Linguística - PNL já fala sobre isso é dá dicas incríveis. Mudemos os pensamentos,  as palavras, as ações e tudo vai mudar na vida. Já testei e vi funcionar. Escrevo para que eu mesma use esse expediente no cotidiano da minha vida para atrair prosperidade, abundância e paz. Afinal só vamos para onde nos levam nossos próprios passos...
Chuva de bênçãos em gratidão ao Pai Maior  que nos deu a vida para ser abundantemente vivida. Gratidão! Gratidão imensa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário