sexta-feira, 31 de março de 2017

Sobre fazer o SEU melhor...

"
Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio..." diz  Heráclito e continua filosofando: "pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou." Pois é...
Esta semana lembrei  de um bate papo de shopping,  essa lembrança serviu de base para nossa conversa de hoje, e nos trouxe o  obscuro pré-socrático pensador Heráclito.
Falávamos sobre a nossa impossibilidade de fazer melhor quando só podemos fazer o que fazemos.
A questão do rio me vem a mente agora. O rio vai passando...
Naquele momento no shopping eram pessoas se auto  admoestando... a auto crítica imperava na conversa. Afinal todos nós, de uma forma ou de outra "mandamos mal" quando em vez... De repente, percebendo o desânimo que começava a imperar, digo, desse meu jeito intempestivo: - Pode parar! Nós fazemos o que "dá pra fazer", ainda não somos anjos. Todos rimos e resolvemos parar com o auto julgamento e condenação certa.  
Seria arrogância de nossa parte exigir dos outros e de nós mesmos, ações ilibadas, na medida que ainda estamos construindo esse nosso melhor. Afinal o rio passa com suas águas turvas pós chuva, mas depois vem límpido como raios de luar... nós também, como o rio, temos nossos dias luarizados e dias trevosos.
A chave é trabalhar o perdão, principalmente o auto perdão. Se não focar primeiro em você, se perdoando sinceramente, ficará sem estrutura para sustentar o perdão ao outro. Será superficial e frágil.
Durante meses fiquei ruminando uma atitude minha que não foi das melhores. Mas de acordo com a situação e o contexto, eu, na  minha espanholice paraibana, não poderia agir diferente. Fui provocada e respondi como podia naquele episódio: fui Eu! Poderia ser melhor? Sim! mas não consegui ser...Depois que assisti ao "Encontro com Gasparetto 15 - Culpa" comecei a me liberar desse desconforto, mas levou tempo.... Fiz o que fiz, falei demais,  zanguei e reclamei e pronto, fui eu, fazendo o que podia fazer naquela situação e naquelas circunstâncias. Mas foi difícil me perdoar, ando cuidando de mim com carinho, pois a culpa faz muito estrago... Faz você não se sentir com merecimento para nada. Sem contar que Louise Hay atribui as dores em geral a esse processo auto culposo. "Perdoa que a dor passa", afiança a sábia senhora.
Acredito no poder da mudança e da dialética  como enfatiza o rabugento Heráclito com suas máximas do "tudo flui". E flui...Procuro ser cordata, gentil e simpática mas... nem sempre dá pra ser "fofa"...as vezes também sou rabugenta...
Sugiro hoje Floral de Manacá cheiroso, interessante para limpar o que está nos consumindo em nossa mente. Limpando e abrindo espaço para o novo... seu poder interior, o seu melhor...
A questão é fazer o SEU melhor, não o melhor do vizinho, nem do amigo, muito menos dos ícones da virtudes... ainda não dá pra mim... e também não para uma grande parte das pessoas que convivo. Somos todos andarilhos na estrada da melhor forma de ser...
Mas não somos os mesmos do passado e fazemos diferente sempre que conseguimos...
Claro que quando olho para trás vejo que "Se fosse hoje..." mas não era hoje, era aquela época em que lancei mão dos recursos que dispunha. Recursos possíveis sendo tecidos a cada dia, fio a fio...
Quando nos culpabilizamos, abrimos brecha, além da culpa,  para a tristeza e essa tristeza do mal feito do passado, pode nos tirar a alegria de viver e a possibilidade da mudança. Então, digo para todos nós, parafraseando modernamente o grande Jesus de Nazaré: Eu não vou te condenar, vai nessa, e vê se "manda mal" menos vezes... ok ok!!!! "Podexa" Vou me esforçar.. 
Ilustro com olhar da minha cidade:  Niterói. São Francisco é uma delícia, até o nome lhe cai bem...
E é óbvio que nos esforçamos, caímos tantas vezes no mesmo buraco que aprendemos, a duras penas, a contornar o buraco, que não tem culpa também de ser buraco, é o que é...
Xi, estou demais hoje na filosofia.... mas tudo bem, é o que dá pra ser hoje...
Chuva de bênçãos para todos nós com nossa capacidade de mudança, para nossa capacidade de auto absolvição e principalmente pela nossa insistência em viver...viver bem...apesar de...

Nenhum comentário:

Postar um comentário