sábado, 20 de agosto de 2016

CONTA DE SI

“De  maneira  que  cada  um  de  nós  dará  conta  de  si  mesmo  a  Deus.”  — Paulo. (ROMANOS, capítulo 14, versículo 12.).

Esse fragmento bíblico ficou na minha cabeça hoje, depois que li a página que tem o título que peguei emprestado para esse post. A dupla escrevente é nada mais, nada menos que Emmanuel  e Chico Xavier. O texto na íntegra está no final do post. Amei! Li e reli
Dissabores fazem parte da jornada e lidar de maneira madura e construtiva é exercício diário. Nem sempre me saio bem nessa provação. Tenho tendência aos rompantes de temperamento. Que bom que hoje já não me envaidecem, por vezes me entristecem. Mas estou aprendendo a lidar com isso, um passo de cada vez, respeitando meu tempo de ser melhor sem perfeccionismo. Sem querer perfeição, só ser e viver...
Esse perfeccionismo que esconde o medo, o medo de sucumbir, o medo de se perder, o medo de não ser amada, esse "bicho papão" o medo. Aí resulta em sucumbir, se perder e não se sentir amada que é tão ruim quanto não ser.
Estou ficando boa em perceber as armadilhas do medo. O que não significa que já tenho o antitodo desse veneno,  mas ele não me paralisa mais. Não sou super mesmo, sou só  alguém querendo viver e ser feliz.
Hoje vou socializar um sucesso sem entrar em detalhes para não invadir intimidade alheia. Me saí muito bem. Uma situação onde eu escolhi não ter razão, um momento raro de apenas pensar no Cuidar de mim mesma.
Tenho escrito muito sobre isso. Pois bem, quem escreve é sempre o primeiro que lê, portanto estou atenta. Não posso responder  pelos outros nem por aqueles que amo. Simples assim.
Deixar acontecer e não intervir é complexo. É deixar de controlar e ter razão, é deixar seguir o  fluxo do Universo. Pois como diz a sabedoria oriental tudo que acontece sempre  é o melhor que tem que acontecer. Mas nossas mentes acidentais e controladoras ficam zangadas e dá-lhe "murro em ponta de faca". Já machuquei muito minha pobre e magra mãozinha.
Mas hoje eu "mandei bem". Deixei fluir e fiquei observando. Tranquila e atenta. Aceitei e estou muito bem. Estou feliz comigo, dá pra ser...
Pode ser que tudo dê certo e estarei nessa vibração, pode ser que tudo dê errado e eu estarei ali, pronta para fazer o meu melhor, sempre.
Gato escaldado fica ligado perto de água fria e evitar errar incessantemente é uma questão de bom uso da inteligência. Satisfeita comigo hoje, amanhã é um novo dia com seus erros e acertos.
Chuva de bênçãos para todos e todas que estão no esforço em vencer suas inclinações perfeccionistas. Tintim de água colorida de amor e aceitação. Chuva de bênçãos, sempre.

CONTA DE SI

De  maneira  que  cada  um  de  nós  dará  conta  de  si  mesmo  a  Deus.”  — Paulo. (ROMANOS, capítulo 14, versículo 12.)

É  razoável  que  o  homem  se  consagre  à  solução  de  todos  os  problemas alusivos  à  esfera  que  o  rodeia  no  mundo;  entretanto,  é  necessário  saiba  a espécie  de  contas  que  prestará  ao  Supremo  Senhor,  ao  termo  das  obrigações que  lhe  foram  cometidas. Inquieta-se  a  maioria  das  criaturas  com  o  destino  dos  outros,  descuidadas de  si  mesmas.  Homens  existem  que  se  desesperam  pela  impossibilidade  de operar  a  melhoria  de  companheiros  ou  de  determinadas  instituições. Todavia,  a  quem  pertencerão,  de  fato,  os  acervos  patrimoniais  do  mundo? A  resposta  é  clara,  porque  os  senhores  mais  poderosos  desprender-se-ão  da economia  planetária,  entregando-a  a  novos  operários  de  Deus  para  o  serviço da  evolução  infinita. O  argumento,  contudo,  suscitará  certas  perguntas  dos  cérebros menos avisados.  Se  a  conta  reclamada  refere-se  ao  círculo  pessoal,  que  tem  o homem  a  ver  pelas  contas  de  sua  família,  de  sua  casa,  de  sua  oficina? Cumpre-nos,  então,  esclarecer  que  os  companheiros  da  intimidade  doméstica, a  posse  do  lar,  as  finalidades  do  agrupamento  em  que  se  trabalha,  pertencem ao  Supremo  Senhor,  mas  o  homem,  na  conta  que  lhe  é  própria,  é  obrigado  a revelar  sua  linha  de  conduta  para  com  a  família,  com  a  casa  em  que  se  asila, com  a  fonte  de  suas  atividades  comuns.  Naturalmente,  ninguém  responderá pelos  outros;  todavia,  cada  espírito,  em  relacionando  o  esforço  que  lhe compete,  será  compelido  a  esclarecer  a  sua  qualidade  de  ação  nos  menores departamentos  da  realização  terrestre,  onde  foi  chamado  a  viver.

2 comentários:

  1. Por vezes você parece me descrever e é tão confortante essa identificação. Embora ainda míope diante das armadilhas do medo.
    Nádia Briene

    ResponderExcluir
  2. Jóia divina, gratidão pelo carinho, um passo de cada vez...

    ResponderExcluir