quarta-feira, 10 de agosto de 2016

SOBRE AMAR E EXIGIR

Ando muito falando de amor romântico que é uma das manifestações desse amor universal que estamos buscando. Estou últimamente de conselheira matrimonial, cargo antigo,  hoje restaurado e repaginado. Interessante que não é apenas no consultório. É por aí,  pelo face, pelas ruas, pela vida. A crise geral intensifica as crises individuais. E o momento é tenso.
Eu como sou um ser em trânsito, me construindo também a cada dia, digo serelepe que tenho muito  mais talento para aconselhar que para viver as orientações que ofereço. Aí a pessoa me ouve por sua conta e risco. Simples,  auxiliar o outro a refletir não mexe com suas idiossincrasias,  nem com sua subjetividadede de se ver no outro e ter que lidar com esse espelho, muitas vezes cruel, de forma amorosa.
Ouvir o outro traz a tranquilidade do distanciamento, portanto, mais fácil de discernir.
Desta vez minha orientação foi pedida por uma   mulher que decepcionada mais uma vez, diz estar desistindo da vida amorosa. Ri e percebi que não houve sorriso de retribuição,  pensei então: xi, é sério.
Ela entre  triste e zangada perguntou para mim se não seria uma boa opção seguir sozinha a trilha da vida. Opção é, boa nem tanto... Só se aprende a viver vivendo, a andar, andando, a amar, amando..
Viver e aprender com os erros e acertos, assumindo a sua parcela no que não deu certo e percebendo o que já avançou.
Sugeri uma lista das coisas boas do último namoro e uma lista daquilo em que ambos tropeçaram juntos. Aquilo que pertence ao ex namorado zangado deixemos para que ele mesmo faça a lista.
Estar em uma relação  é trabalhar construção, construção em terreno arenoso. Necessário muito cuidado e atenção. Autorrespeito e autoperdão, respeito e perdão ao outro. Afinal ninguém entra na nossa vida por acaso,  sempre é para nos nutrir de lições.
Autorespeito é substrato do auto amor.
Aproveito a lição da Brahma Kumaris
"Quando há autorrespeito a mente fica estável mesmo nos momentos mais desafiantes e difíceis. Em retorno, isso traz um julgamento correto que permite discernir o que é o certo e errado. Julgamentos corretos levam a ações corretas. Autorrespeito é quando sou capaz de apreciar minha singularidade e dar atenção a mim mesmo. Autorrespeito cria estabilidade que me torna leve e fácil diante das situações. E o sucesso vem como resultado.”
A nossa amiga mais uma vez decepcionada, gostou da ideia da lista. percebi que fazia mentalmente, ela em silêncio  tocava o queixo com os dedos como que dedilhando. Eu aproveitava o silêncio e também fazia a minha lista das "mancadas".
Saio do meu momento quando quase em gritos ela diz: sou muito exigente! Caímos na gargalhada pois respondi rapidamente: eu também!
Chega alguém e mudamos o "rumo da prosa". Era conversa íntima e não queríamos socializar. Não falamos mais sobre o assunto. Quando nos despedimos ouvi que a lista seria feita, sugeri que escrevesse num papel, bom para ela que vai tirar proveito do insucesso e usar esse material para o próximo relacionamento, onde ela estará mais experiente para acertar. Pelo jeito não vai desistir de tentar, que bom!
Mas fiquei na impressão  da primeira resposta: sou muito exigente! Grande questão: Quem não exige nada de si e dos  outros? Fomos educados assim, muitas exigências. As vezes sem base para cumpri-las. Desde pequenos cobram demais de nós.
Temos que dar conta de tantas coisas que passamos a ter um nível de exigência estratosférico. Cumprimos a duras penas o que nos exigem e aí cobramos do mundo esse esforço descomunal.
Um dia estava com um compromisso agendado e não me sentia bem, um cansaço me capturava, minha cabeça doía levemente. Levantei e falei para mim mesma:vá!  enquanto me arrastava quase em sofrimento,  pensei: ei!  Desmarcar é uma possibilidade! Como assim? Não cumprir o combinado? Pois é! Aí percebi meu nível de exigência comigo. Tinha que ir!  Parei, refleti, desmarquei explicando minha ausência e fui cuidar DE MIM. venci desta vez minha exigência em favor de mim mesma.
Como fazemos isto conosco,cobrar demais de nós, fazemos isso também com o outro. E no cotidiano enfraquece qualquer relação.
Exigir demais nos afasta da felicidade. Cada um é o que pode ser e faz aquilo que consegue,  se fizer demais vai cobrar. E as cobranças que são irmãs da exigência vão também enfraquecer a relação. Aí não há história que se sustente.
Exigir menos de si , vai fazer com que se exija menos do outro e certamente isso vai favorecer os intercâmbios amorosos. O amor romântico é uma estrada que vamos caminhar de mãos dadas, porém cada um sendo único e indivisível, criando uma intercessão onde se encontra a alegria.  Pois bem, que possamos usar os insucessos para crescimento.
Chuva de bênçãos para todos e todas que tem feito suas listas de erros e acertos,  valorizando e potencializando os acertos e compreendendo e aceitando a possibilidade dos erros que se corrigirão com o tempo. Chuva de bênçãos para o TEMPO, nosso grande professor.

 


4 comentários:

  1. Uma das grandes sabedorias da vida é agir com serenidade e equilíbrio nos momentos que nos apresentam agitações, sofrimentos, perturbações ou turbilhões da vida. O sofrimento é inevitável e nesses momentos difíceis temos que aprender a agir com discernimento, paciência e serenidade.


    Quem sofre com serenidade sofre pela metade; quem muito se desespera multiplica a dor. (Austregésilo de Ataíde)
    Tudo parece muito difícil, mas podemos mudar tudo se deixarmos o passado passar, esperar o futuro que virá e ficar no aqui agora.
    Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom favorecer boas reflexões. Gratidão Cristina, querida!

      Excluir
  2. Muito bom Te!Adorei as reflexões e aproveitei-as também. obrigada.bjs

    ResponderExcluir
  3. Com certeza,amada amiga, aquele que escreve é o primeiro que lê!

    ResponderExcluir